O governador José Serra inaugurou nesta quinta-feira, 15, a quarta Faculdade de Tecnologia (Fatec), do ABC, a 39ª do Estado. Os alunos de São Caetano do Sul terão 200 vagas oferecidas no curso superior tecnológico […]
O governador José Serra inaugurou nesta quinta-feira, 15, a quarta Faculdade de Tecnologia (Fatec), do ABC, a 39ª do Estado. Os alunos de São Caetano do Sul terão 200 vagas oferecidas no curso superior tecnológico de Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, que atende a vocação socioeconômica do município, voltada para os setores industrial e comercial. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, também esteve na inauguração.
Além de São Caetano, os municípios de Mauá, São Bernardo e Santo André também contam com Fatecs. Essa última foi entregue pelo governador José Serra em fevereiro do ano passado. A meta da atual gestão é dobrar o número de Fatecs até 2010 – ou seja, saltar de 26 em 2006 para 52 unidades.
“O Ensino Tecnológico é uma importante alavanca para o futuro profissional dos jovens e um impulso fundamental para o desenvolvimento do Estado. Quem termina uma Fatec tem empreso garantido. De cada 10 jovens, nove já saem do curso empregados”, afirmou Serra, em referência ao índice de empregabilidade dos tecnólogos formados nas Fatecs – 92%.
No caso da Fatec de São Caetano, os números do vestibular para o primeiro semestre deste ano dão uma boa idéia do interesse da comunidade pelo curso: 1.460 candidatos se inscreveram para disputar as 200 vagas distribuídas entre os turnos da manhã, tarde e noite. A concorrência maior foi registrada para o período: 11 candidatos por vaga.
Implantada pelo Governo do Estado em agosto de 2007, no prédio da Etec Jorge Street, a Fatec ganhou, no início de 2008, um novo prédio, construído pela prefeitura de São Caetano, ao lado da Etec. A proximidade das duas unidades representa um diferencial para os estudantes, uma vez que possibilita o convívio dos diversos níveis de ensino profissionalizante.
Expansão
O vestibular para o segundo semestre deste ano nas Fatecs, que recebe inscrições até o dia 20, oferece 7.175 vagas para os 39 cursos superiores tecnológicos gratuitos das 39 unidades (e mais seis novas faculdades que serão implantadas nesse período e terão um calendário especial para o processo seletivo). Isso representa um crescimento de 72,10%, em relação ao 1º semestre de 2007 (4.170).
O crescimento, tanto nas Etecs (Escolas Técnicas) como nas Faculdades de Tecnologia, é resultado do Programa de Expansão da Educação Profissional, desenvolvido desde o início de 2007 pelo governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento em conjunto com o Centro Paula Souza.