Filtro de Daltonismo

‘Hackathon Game4netEdu’ desafia participantes a criar jogos educativos

Em maratona de inovação promovida pelas Fatecs Carapicuíba e Osasco, neste final de semana, equipes criarão soluções para ensinar redes de computadores de forma prática

26 de junho de 2025 7:01 am Competições, Fatec, Projetos

Times formados no evento deverão criar, programar e sonorizar jogos, com orientação de profissionais e professores l Foto: Divulgação

Neste sábado (28) e domingo (29), as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Carapicuíba e Osasco – Prefeito Hirant Sanazar promovem o Hackathon Game4netEdu, uma maratona de 36 horas dedicada ao desenvolvimento colaborativo de jogos que ajudem a ensinar conceitos de redes de computadores. Qualquer pessoa pode fazer a inscrição, até as 23h59 desta quinta-feira (26), por meio de links disponibilizados no Instagram para competidores, mentores ou visitantes.

O evento será realizado na sede da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito), instituição parceira da iniciativa. Equipes formadas no local deverão conceber, programar, roteirizar, ilustrar e sonorizar games, contando com a orientação de professores e profissionais de mercado. A proposta é multidisciplinar: além de programadores, os times poderão contar com especialistas em outras áreas, como designers, roteiristas, artistas 2D e 3D e especialistas em áudio.

Os participantes poderão levar seus próprios equipamentos, mas também terão à disposição laboratórios, computadores e conexão à internet, oferecidos pelas instituições anfitriãs. A maratona começa às 9 horas de sábado (28) e segue até a tarde de domingo (29), quando as criações serão avaliadas por bancas compostas por professores, profissionais da área de tecnologia da informação (TI) e autoridades de Osasco e Carapicuíba. Os três melhores grupos receberão troféus e prêmios especiais.

Com coordenação-geral do professor Lucas Rodrigues Santos Gomes, o hackathon conta com apoio dos docentes Magali Andréia Rossi e Fabio Brússulo. “O evento representa uma iniciativa fundamental para o fortalecimento do ensino prático e colaborativo, pois a gamificação ajuda a fixar conceitos muitas vezes considerados abstratos”, comenta Magali. 

Serviço
Hackathon Game4netEdu
Data: sábado (28) e domingo (29)
Horário: início às 9 horas de sábado (28)
Local: Fito Osasco
Endereço: Rua Camélia, 26 – Jardim das Flores – Osasco – SP
Inscrições até quinta-feira (26): mentores, competidores e visitantes

Compartilhe


Veja também