Filtro de Daltonismo

‘Hackathon Acadêmico’ premia projetos sustentáveis de Etecs

Durante a competição, alunos de Escolas Técnicas Estaduais apresentaram propostas tecnológicas para resolver problemas ambientais e impulsionar a sustentabilidade

25 de junho de 2025 6:39 pm Competições, Etec, Parcerias, Premiação

Projetos vencedores do ´Hackathon Acadêmico` foram anunciados em cerimônia realizada nesta quarta (25), na Oracle l Foto: CRT-SP

Na manhã desta quarta-feira (25), a sede da Oracle, na Capital, foi palco da cerimônia de premiação da oitava edição do Hackathon Acadêmico, promovido pela Robótica Paula Souza. Com o tema Economia Verde, o evento desafiou alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para questões relacionadas à sustentabilidade. A competição mobilizou 738 estudantes, 72 professores, 34 mentores e 10 avaliadores, resultando na submissão de 174 projetos, de 25 unidades. Ao todo, nove equipes finalistas, compostas por 45 alunos, participaram da cerimônia, transmitida ao vivo pelo YouTube.

O primeiro lugar foi conquistado pelo projeto LogiCO2, da Etec Abdias do Nascimento, localizada em Paraisópolis, na Capital. Formada pelos alunos Ana Clara Sousa Paz, Isabelly Araujo Silva, José Hernanes de Matos Almeida, Lara Gomes Rocha e Ryan Virginio da Silva, sob orientação do professor Paulo Rogério da Silva, a equipe apresentou uma solução tecnológica que busca reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

O segundo lugar ficou com a Etec Prof. José Sant’ana de Castro, de Cruzeiro, com o projeto AgroVision. Formada pelos alunos Evelyn Vareiro Santos, Fabio Augusto Carvalho da Silva, João Victor da Silva Alves, Thiago Venceslau dos Santos, orientados pelo professor Raoni Savio Ferreira, a equipe desenvolveu uma ferramenta voltada para a sustentabilidade no setor agrícola, utilizando inovações tecnológicas para otimizar processos.

A Etec de Carapicuíba, com o projeto Ambar.Code, terminou a disputa em terceiro lugar. Composta pelos alunos Kauã Fernandes Souza de Melo, Matheus Araújo Matos de Aragão e Udiel Inácio de Oliveira Silva, orientados pelo professor Wesley Castanha de Lima, a equipe criou uma solução para promover a economia circular por meio de tecnologia aplicada à gestão de resíduos.

O prêmio Projeto com Mais Visualizações foi conquistado pela Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, com a proposta Direto do Pé. Formada pelos estudantes Erik Schiavinato Niza, Jessica Oliveira Primo, Ken Watanabe, Larissa Diogo Celestrino e Leonardo Bredariol Almeida Lima, orientados pelo professor Anderson Wilker Sanfins, a equipe desenvolveu uma plataforma inovadora para facilitar o comércio de produtos frescos diretamente do produtor para o consumidor.

Já a escola com Mais Projetos Submetidos foi a Etec de Taboão da Serra, que enviou um total de 34 trabalhos. Além do apoio institucional da Oracle Academy, que é parceira contínua dos eventos promovidos pela Robótica Paula Souza, o Hackathon Acadêmico contou com apoio da Fundação Santo André, Mamute Eletrônica e Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP). 

‘Educação, inovação e sustentabilidade

Para o diretor-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Clóvis Dias, o Hackathon Acadêmico exerce um papel importante ao conectar educação, inovação e sustentabilidade. “É uma vitrine do que há de mais valioso na nossa rede: o talento, o engajamento e a criatividade dos nossos estudantes. Os participantes demonstraram que é possível aliar tecnologia e consciência ambiental para construir um futuro mais sustentável”, ressalta.

“Foi uma experiência repleta de desafios, com a dedicação e o entusiasmo dos alunos brilhando a cada etapa, além do grande respeito dos mentores e avaliadores, que tiveram a oportunidade de conhecer ideias inovadoras de jovens com enorme potencial para se tornar empreendedores e profissionais de destaque”, explica Tiago Souza, responsável pela organização do evento.

A diretora do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Lucília Guerra, também faz questão de ressaltar a importância do hackathon para o desenvolvimento dos alunos. “Essa competição não só incentiva a criatividade e o trabalho em equipe, mas também reforça o compromisso com a formação de profissionais que estão cada vez mais preparados para os desafios de um mundo digital e sustentável. Ver nossos alunos se destacando e apresentando soluções para questões tão relevantes é motivo de grande orgulho para todos nós”, diz.

Protagonistas de soluções

Durante a cerimônia de premiação, o vice-diretor-superintendente do CPS, Maycon Geres, enfatizou que o momento representa o início de um novo ciclo, onde os alunos deixam de ser apenas consumidores de conhecimento e se tornam protagonistas de soluções. “O hackathon representa muito mais do que uma competição, é um marco de transformação, onde a educação, o propósito e a tecnologia se encontram para criar soluções que impactam diretamente o futuro”, afirmou. O gestor destacou, ainda, a relevância do tema, demonstrando a capacidade dos jovens de pensar em soluções inovadoras para os desafios do mundo real.

O vice-reitor da Fundação Santo André, Roberto Sallai, parabenizou os vencedores e ressaltou a importância do evento: “Essa iniciativa da Robótica Paula Souza é extremamente importante porque permite aos participantes desenvolver habilidades essenciais para o futuro, ao mesmo tempo em que enxergam mais significado no dia a dia escolar. A proposta de conciliar sustentabilidade com novas tecnologias mostra o quanto o hackathon está alinhado com os desafios do nosso tempo e contribui de forma concreta para a formação de profissionais comprometidos com a transformação da sociedade”, disse.

Miguel Azevedo, country manager da Oracle Academy, destacou a parceria com o CPS, enfatizando o impacto das tecnologias desenvolvidas. “A Oracle tem 400 mil clientes no mundo. Quando vocês conhecem as tecnologias que desenvolvemos e atuam com as soluções no seu dia a dia, esse é o horizonte que se abre para a empregabilidade”, afirmou. Ele também reforçou a importância do envolvimento da companhia com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT): “Sempre falo que a parceria com o Centro Paula Souza é o principal elo do Oracle Academy no País. Estamos com vocês. Usem essas tecnologias nas salas de aula e tragam projetos que abram um horizonte gigantesco para o futuro.”

Gilberto Sakamoto, presidente do CRT-SP, salientou que o CPS pode contar sempre com a parceria da organização em ações que incentivem a valorização da formação técnica, por acreditar que a inovação é o motor que impulsiona o progresso da economia e o sucesso das pessoas.

Robótica Paula Souza

A Robótica Paula Souza é uma ação do Centro Paula Souza (CPS) que utiliza metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos (ABP) e por desafios (ABD), para transformar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio de experiências práticas, colaborativas e multidisciplinares. A iniciativa promove a integração entre professores, estudantes, ex-alunos, comunidade e parceiros do mercado, estimulando a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas. Saiba mais

Conheça os vencedores

Primeiro lugar Etec Abdias do Nascimento, da Capital. Projeto LogiCO2: Assista ao vídeo
Segundo lugarEtec Prof. José Sant’ana de Castro, de Cruzeiro. Projeto AgroVision: Assista ao vídeo
Terceiro lugarEtec de Carapicuíba. Projeto Ambar.Code: Assista ao vídeo
Projeto com Mais Visualizações Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba. Projeto Direto do Pé: Assista ao vídeo

Para o vice-diretor-superintendente do CPS, Maycon Geres, hackathon transforma alunos em protagonistas de soluções l Foto: Eric Alves

Compartilhe


Veja também