O governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente nesta quinta-feira, 28, o novo bloco da Escola Técnica Estadual (Etec) de Fernandópolis. A construção, com três pavimentos, abriga sete salas de aula, três laboratórios (um de desenho, um […]
Laura Laganá, governador Geraldo Alckmin e alunos da Etec de Fernandópolis. / José Luís da Conceição.
O governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente nesta quinta-feira, 28, o novo bloco da Escola Técnica Estadual (Etec) de Fernandópolis. A construção, com três pavimentos, abriga sete salas de aula, três laboratórios (um de desenho, um de oficina mecânica e um de Informática), sala de eventos, auditório com capacidade para 120 pessoas e sanitários adaptados. Foram construídos, também, portaria, cabine de força e muro de arrimo. A diretora superintendente do CentroPaula Souza, Laura Laganá, esteve presente na cerimônia.
No bloco já existente – onde funcionam oito salas de aula, seis laboratórios (um de Química Sucroalcooleira, um de Eventos e Gestão, um de Linguagem Tecnológica e Trabalho (biblioteca) e três de informática) nove salas administrativas, auditório para 100 pessoas, entre outras instalações – também foram executadas melhorias: construção de vestiários e do muro de divisa, paisagismo, verificação da iluminação externa e reforma da cobertura da quadra. O projeto ainda contemplou a acessibilidade, com sanitários adaptados, rampas no bloco já existente e elevador no novo bloco.
A Etec de Fernandópolis, que começou as atividades em 2006, conta com 747 alunos, sendo 241 no Ensino Médio e 506 em seis cursos técnicos: Açúcar e Álcool, Administração, Informática, Informática para Internet, Marketing e Secretariado (números do 1º semestre de 2011).
O investimento total do governo estadual na unidade, entre obras, mobiliário e equipamentos, foi de aproximadamente R$ 8,3 milhões. Os equipamentos da Oficina Mecânica serão doados pelas seguintes empresas e instituições: Bunge, Grupo Arakaki, Grupo Coruripe, Grupo Guarani, União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), União dos Produtores de Bioenergia (Udop), Usina Colombo e Usina Noroeste Paulista – Noble Group. A Etec de Fernandópolis: Avenida Geraldo Roquete nº 135, Jardim Paulista.
Novo curso
No processo seletivo para 2012 está prevista a oferta de um novo curso técnico: Mecanização Agrícola, com 40 vagas à noite.
Perfil Profissional
O Técnico em Mecanização Agrícola executa o planejamento e o uso sistêmico de máquinas (veículos agrícolas), implementos, equipamentos (sistemas de controle) e frota automotiva, bem como participa da elaboração e execução de seus planos de manutenção e operação. Atua no monitoramento de desempenho operacional e no gerenciamento de operações agrícolas mecanizadas e na logística de colheita e transporte da produção.
Atua também na execução dos processos de produção, elabora documentação técnica. Pode atuar na assistência técnica e na comercialização de máquinas e implementos agrícolas. Cumpre normas e procedimentos de segurança no trabalho, de trânsito e movimentação de cargas e preservação ambiental.