Governo entrega mais uma unidade móvel do Via Rápida

Mais uma carreta do Via Rápida Emprego foi apresentada, hoje, 4, pelo governador Geraldo Alckmin, em Sorocaba. A sexta unidade móvel do programa se destina à formação de profissionais em Metrologia Básica. Também estiveram presentes […]

4 de julho de 2012 10:00 am Institucional

Área interna de 60 m² funciona como sala de aula e laboratório. / Du Amorim.

Mais uma carreta do Via Rápida Emprego foi apresentada, hoje, 4, pelo governador Geraldo Alckmin, em Sorocaba. A sexta unidade móvel do programa se destina à formação de profissionais em Metrologia Básica. Também estiveram presentes no evento o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

“O Via Rápida Emprego não tem vestibular, nem vestibulinho. Qualquer pessoa pode fazer e se estiver desempregado o aluno ganha uma bolsa para se manter”, disse o governador Geraldo Alckmin. As unidades móveis do programa Via Rápida Emprego são uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e o Centro Paula Souza. O objetivo é qualificar e requalificar o trabalhador desempregado, buscando diminuir os níveis de desemprego e subemprego, além de contribuir para o desenvolvimento local e regional.

A nova carreta atenderá 60 alunos, divididos entre os períodos da manhã, tarde e noite. Previsto para começar em agosto em Sorocaba, o curso terá duração de um mês. Depois será oferecido em outras cidades, de acordo com a demanda da região.

O Estado investiu cerca de R$ 600 mil na carreta, equipada com bancadas contendo instrumentos para medição e calibragem, todos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para a montagem da unidade móvel, foi feita uma parceria com a Mitutoyo Sul Americana Ltda, empresa especializada do setor que forneceu os aparelhos.

Os profissionais em Metrologia atuam, por exemplo, em processos produtivos que necessitam de medições e aprimoramento de ferramentais na indústria, construindo e definindo modelos de peças. As pessoas selecionadas para o curso do Via Rápida receberão bolsa-auxílio de R$ 210,00 e subsídio de R$ 120,00; divididos em até 3 parcelas, isto se não receberem seguro desemprego e nenhum benefício da Previdência Social. As inscrições podem ser feitas pelo site www.viarapida.sp.gov.br

Até o dezembro, o Centro Paula Souza deverá oferecer 2 mil vagas nas unidades móveis do Via Rápida. As outras cinco carretas já entregues oferecem cursos nas áreas de Confecção Industrial, Hospitalidade, Soldagem, Imagem Pessoal e Panificação. Estas duas últimas foram cedidas ao Fundo Social de Solidariedade. O Estado investiu R$ 6,427 milhões em toda essa estrutura.

Durante o evento, o governador também anunciou mais uma Escola Técnica Estadual (Etec) para Sorocaba, que passa a ser o único município paulista além de São Paulo com mais de duas unidades. A Etec deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2013, em prédio que está sendo adequado pela prefeitura. Desde o segundo semestre de 2011 a futura unidade já funciona como classe descentralizada da Etec Rubens de Faria e Souza, oferecendo os cursos técnico em Automação e técnico em Instrumentação e Equipamentos Industriais.