Governo do Estado lança programa de intercâmbio para estudantes e professores de Etecs e Fatecs

O governador Alberto Goldman lançou nesta terça-feira, 14, o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, que vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês nos Estados Unidos. O Programa contempla 500 alunos e […]

14 de dezembro de 2010 5:01 pm Etec, Fatec

O governador Alberto Goldman lançou nesta terça-feira, 14, o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, que vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês nos Estados Unidos. O Programa contempla 500 alunos e 100 professores de inglês das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

Estiveram presentes no evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, o secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades. Também participam da cerimônia diretores, professores e alunos de Etecs e Fatecs.

“Esse benefício não é só para alunos e professores, é também para o país. Estamos preparando vocês para que possam contribuir para o desenvolvimento do Estado e do País”, ressalta Goldman.

Com duração de um mês, os cursos intensivos acontecerão em cidades cosmopolitas de diversos estados norte-americanos, como Chicago e Los Angeles. O objetivo do programa de intercâmbio é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

Bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional vencedora da licitação, será responsável pela viagem e estadia dos estudantes e docentes.

“Para a competitividade do mercado de trabalho, o segundo idioma é um fator muito relevante”, lembra o secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida.

Na primeira etapa do programa, mais de 8 mil inscritos participaram do processo seletivo realizado em outubro. Cinquenta professores viajam para os EUA em janeiro de 2011. A viagem dos primeiros 250 alunos ocorre em março e abril. A segunda etapa será no 2º semestre de 2011. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 5,8 milhões.

“Essa é uma experiência muito importante tanto para a vida acadêmica quanto para o currículo desses alunos. Para os professores é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional”, afirma a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.


Compartilhe


Veja também