Governo do Estado entrega Etec de Itararé

O governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente neste domingo, 13, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Itararé, localizada na Região Administrativa de Sorocaba que conta com 21 Etecs e 6 Faculdades de Tecnologia (Fatecs). A diretora […]

14 de fevereiro de 2011 10:00 am Etec, Fatec

Governador entre alunos da Etec de Itararé. / Foto: Cris Castello Branco.

O governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente neste domingo, 13, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Itararé, localizada na Região Administrativa de Sorocaba que conta com 21 Etecs e 6 Faculdades de Tecnologia (Fatecs). A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, esteve presente na cerimônia.

Criada em outubro de 2010, a Etec de Itararé iniciou suas atividades no primeiro semestre do ano passado, como classe descentralizada, com os cursos técnicos de Comércio e Contabilidade. A novidade do processo seletivo para o primeiro semestre de 2011 foi a oferta do curso de Administração, no período da tarde.

Coube à Prefeitura de Itararé a construção do prédio onde está instalada a Etec, que abriga, entre outros ambientes, seis salas de aula, dois laboratórios (Gestão e Informática), biblioteca e seis salas administrativas. O Estado investiu nos mobiliários e nos equipamentos.

“O que acontece no mundo moderno é que tem muita gente desempregada e de outro lado muita vaga não é preenchida por falta de qualificação. A Etec é exatamente para fazer esse bom casamento entre a necessidade do mercado de trabalho e a formação profissional, de acordo com a vocação de cada região”, disse o governador durante a inauguração.

Para a região de Sorocaba, no último Vestibulinho foram oferecidas 7.200 vagas, entre os cursos Médio e Técnico. Esse número inclui as 715 vagas para o Ensino Técnico, distribuídas entre as nove escolas estaduais, dos municípios de Avaré, Botucatu, Capão Bonito, Capela do Alto, Itapeva, Itu, Sorocaba e Votorantim. Essa iniciativa do Governo do Estado – pela parceria entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação –, visa ampliar a chance dos jovens de ingressar no mercado de trabalho, por meio da expansão do ensino profissional.

A Etec possui, entre outros ambientes, seis salas de aula, dois laboratórios (Gestão e Informática), biblioteca e seis salas administrativas. / Foto: Cris Castello Branco.