Implantado em parceria com a prefeitura do município localizado na Região de Sorocaba, espaço conta com cerca de 1,5 mil metros quadrados de área construída
Governador Tarcísio de Freitas com equipe do Centro Paula Souza durante cerimônia de inauguração em Boituva | Foto: Roberto Sungi
Nesta sexta-feira (25), o governador Tarcísio de Freitas inaugurou o prédio que abrigará uma Escola Técnica Estadual (Etec) em Boituva, município localizado na Região de Sorocaba. “A expansão do Ensino Técnico é um importante passo para fortalecer a economia regional, além de representar uma excelente oportunidade para os jovens desenvolverem as competências necessárias para o mercado de trabalho”, afirmou o governador.
Na parceria para a implantação da unidade, coube à Prefeitura de Boituva a reforma do imóvel. O Estado ficará encarregado da aquisição de mobiliário e equipamentos, com um valor previsto de R$ 1,5 milhão, além da manutenção e infraestrutura necessária para os cursos. O Centro Paula Souza (CPS) será responsável pelo projeto pedagógico, processo seletivo e contratação de professores.
Para a secretária-executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Stephanie Yukie Hayakawa da Costa, a entrega do prédio da Etec é um exemplo dos bons resultados do trabalho conjunto entre o CPS e a prefeitura. “Estamos confiantes de que a Etec contribuirá muito para a empregabilidade dos jovens de Boituva e da região”, afirmou a titular em exercício da pasta à qual o CPS é vinculado.
“Essa é a primeira página de uma longa história que começamos a escrever”, disse o diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias. “Em breve, o espaço se transformará em um lugar cheio de possibilidades para que possamos cumprir nosso papel de impactar positivamente a vida do cidadão”, ressaltou.
Já o vice-diretor-superintendente do CPS destacou a missão da Etec na formação de profissionais preparados para atuar nas demandas reais do mercado de trabalho. “A nova unidade nasce com uma missão audaciosa: transformar a educação técnica em uma força propulsora que se alinha perfeitamente às necessidades da cidade de Boituva. Estamos aqui para capacitar nossos jovens, equipá-los com as habilidades do futuro e abrir portas para um mundo de oportunidades.”
Estrutura
Localizado na Rua São João, 69, no centro de Boituva, o prédio da nova Etec soma cerca de 1,5 mil metros quadrados de área construída. O térreo abrigará biblioteca, sala maker, cinco salas administrativas, copa para funcionários e cozinha. No primeiro andar, haverá duas salas de aula, três laboratórios (um de segurança do trabalho e dois de informática), sala do grêmio estudantil e sala administrativa. O segundo andar prevê quatro salas de aula e um laboratório de ciências. A estrutura inclui elevador e sanitários acessíveis, garantindo inclusão e mobilidade para os estudantes.
Expansão
Com a unidade de Boituva, o CPS ampliará para 19 o número de Etecs administradas na Região de Sorocaba, somando atualmente 15,8 mil alunos. O município já conta com uma classe descentralizada da Etec Sales Gomes, de Tatuí, com o curso técnico em Administração, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Esmeralda Bertolli Labronici. O processo seletivo para o segundo semestre está em andamento e oferece 40 vagas para o curso.
Confira fotos do evento: