Governo de SP e IBM Brasil fecham parceria

O Governo de São Paulo, por meio do Centro Paula Souza, e a IBM Brasil oficializaram nesta quinta-feira, 6, uma parceria para formar profissionais de Tecnologia da Informação. Entre as diversas ações previstas pelo acordo […]

6 de agosto de 2009 10:09 am Institucional

O Governo de São Paulo, por meio do Centro Paula Souza, e a IBM Brasil oficializaram nesta quinta-feira, 6, uma parceria para formar profissionais de Tecnologia da Informação. Entre as diversas ações previstas pelo acordo estão: treinamento de professores, apoio ao desenvolvimento de programas para cursos pós-técnicos (nível médio) e especializações (nível superior), utilização de softwares e de computadores de grande porte.

O governador José Serra, a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e o presidente da IBM Brasil, Ricardo Pelegrini, anunciaram a iniciativa após reunião no Palácio dos Bandeirantes, confirmando o compromisso com o desenvolvimento econômico e geração de emprego no Estado, assim como a contribuição para o crescimento do mercado brasileiro no setor, que enfrenta hoje carência de profissionais qualificados.

De acordo com a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o Brasil deve ser um dos cinco maiores provedores de serviços de TI do mundo até 2010 e tem a missão de gerar, só com exportação desses serviços, US$ 5 bilhões. Mas as instituições de ensino não formam profissionais em quantidade suficiente para suprir essa necessidade.

“Vai haver uma alta demanda por profissionais no setor de TI nos próximos anos e o Centro Paula Souza tem de responder com agilidade e qualidade. Essa parceria vai viabilizar a capacitação dos nossos professores, para que eles formem profissionais de alto nível para o mercado”, afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

A IBM Brasil participa do projeto como apoiadora tecnológica, compartilhando a expertise de seus profissionais com os professores do Centro Paula Souza, elaborando material didático e doando softwares, além de prover acesso a conteúdo de inglês a distância (e-learning) voltado para negócios, já que o idioma é pré-requisito para o crescimento profissional neste setor. “A IBM acredita que a tecnologia tem um papel fundamental para fomentar o desenvolvimento da sociedade e contribuir para o aumento da eficiência em setores essenciais como a educação”, ressalta Ricardo Pelegrini, presidente da IBM Brasil.

Compartilhe


Veja também