Filtro de Daltonismo

Governo assina convênios com 32 municípios para expandir ensinos técnico e tecnológico no Estado

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira, 27, convênio com prefeitos de 32 municípios paulistas para a implantação de três Faculdades de Tecnologia (Fatecs), duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 27 Classes Descentralizadas – unidades […]

27 de junho de 2012 10:00 am Etec, Fatec

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira, 27, convênio com prefeitos de 32 municípios paulistas para a implantação de três Faculdades de Tecnologia (Fatecs), duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 27 Classes Descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec. O convênio, celebrado em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, vai permitir a expansão dos ensinos Técnico e Tecnológico no Estado de São Paulo. Atualmente, o Centro Paula Souza administra 207 Etecs e 55 Fatecs em 153 municípios.

Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades.

“Essas parcerias viabilizarão a milhares de jovens a tão sonhada profissionalização”, disse o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin.

Para Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza, esses convênios são importantes para levar cursos técnicos e tecnológicos para onde o Paula Souza ainda não está presente.

Dos 32 convênios, dois são para implantação de Etecs, três de Fatecs e 27 de Classes Descentralizadas.

Etecs

Santa Fé do Sul – A futura Etec inicia suas atividades no próximo semestre como Classe Descentralizada, com o curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática. Futuramente, está prevista a oferta do Ensino Médio e de dois outros cursos técnicos: Aquicultura e Vestuário.
Rio Grande da Serra – Começa em 2013 como Classe Descentralizada. Cursos técnicos previstos: Edificações, Manutenção e Suporte em Informática e Meio Ambiente.

Fatecs

Ferraz de Vasconcelos –  Com implantação prevista para 2014, a futura unidade inicialmente vai oferecer o curso de graduação tecnológica de Processos Metalúrgicos.
Franco da Rocha –  A futura Faculdade de Tecnologia tem previsão de ser implantada em 2014, oferecendo o curso de tecnologia de Construção de Edifícios.
Itatiba – Para atender à demanda da região, a futura Fatec, prevista para o 2º semestre de 2013, deve oferecer os cursos de graduação tecnológica de Agroindústria e Polímeros.

Classes Descentralizadas

Dos 27 municípios que passarão a contar com Classe Descentralizada, 18 já iniciam suas atividades no próximo semestre – 10 deles com o curso técnico de Administração. São eles: Borborema, Cabreúva, Campos do Jordão, Cesário Lange, Fartura, Guará (vai oferecer também o curso de Segurança do Trabalho), Pirapozinho, Piratininga, Presidente Bernardes e Sarapuí. Dois municípios vão implantar o curso de Informática: Cunha e Sandovalina. E outros dois municípios vão oferecer o curso de Contabilidade: Juquitiba e Vargem Grande Paulista.

Outros cursos serão implantados nos demais quatro munícipios: Iperó (Edificações Eletrotécnica), Jaguariúna (Segurança do Trabalho), Tejupá (Agronegócio), e Várzea Paulista (Redes de Computadores).

Dos 9 municípios restantes, previstos para ter  Classe Descentralizada em 2013, 4 vão oferecer o curso de Administração: Boa Esperança do Sul, Restinga, Santa Salete e Santo Antonio da Alegria. Outros dois vão implantar o curso de Contabilidade: João Ramalho e Urânia. Completam a relação, 3 municípios: Brotas, com o curso de  Lazer, Florinea, com Açúcar e Álcool, e Itaí, que deve oferecer o curso técnico de Agronegócio.