Governo apresenta Novotec Expresso a 159 prefeitos

Iniciativa pretende mostrar como as prefeituras podem potencializar o programa para os estudantes da rede estadual; inscrições para os cursos podem ser feitas até domingo (8)

5 de dezembro de 2019 6:42 pm Etec, Fatec, Institucional

Vice-governador lembrou a importância de contar com o apoio das prefeituras para implantação do programa l Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo promoveu nesta quinta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, uma reunião sobre o Novotec Expresso com prefeitos dos 159 municípios que receberão as 22,6 mil vagas disponíveis do programa, que tem o Centro Paula Souza (CPS) como parceiro. O objetivo é indicar como as prefeituras podem potencializar a iniciativa para os estudantes do Ensino Médio da rede estadual.

Além de prefeitos e representantes dos municípios envolvidos, participaram do encontro o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, e a vice-diretora-superintendente do Paula Souza, Emilena Lorenzon Bianco.

“O Centro Paula Souza vem fazendo o necessário choque tecnológico em São Paulo. Mas ainda temos que ampliar a oferta de ensino profissional no Estado”, disse Garcia. “O Estado não tem a capilaridade para fazer essa expansão sozinho, por isso conta com a ajuda das prefeituras.”

O Novotec Expresso oferece 31 cursos rápidos e gratuitos, em áreas como TI, hotelaria, marketing, gestão e negócios, entre outras, que foram desenvolvidos e serão disponibilizadas de acordo com as demandas atuais do mercado de trabalho por mão de obra qualificada, bem como dos jovens por profissionalização mais rápida.

“Ampliar a oferta de ensino profissional talvez seja uma das políticas mais importantes deste governo”, afirmou a secretária Patrícia. “Não existe país no mundo que tenha dado salto econômico relevante sem investir no Ensino Técnico.”

No Novotec Expresso, a carga horária total é de 200 horas/aula feitas em um semestre, de forma presencial. As aulas são ministradas por professores do CPS em Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, assim como em escolas da Secretaria da Educação.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 8 de dezembro pelo site www.novotec.sp.gov.br.