Governador inaugura Fatec Barueri

Nessa segunda-feira, 17, o governador José Serra inaugurou a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Barueri, a 9ª na Região Metropolitana de São Paulo, excluindo as três unidades da Capital. A cerimônia contou com as presenças […]

17 de agosto de 2009 10:00 am Fatec

SONY DSC

Nessa segunda-feira, 17, o governador José Serra inaugurou a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Barueri, a 9ª na Região Metropolitana de São Paulo, excluindo as três unidades da Capital. A cerimônia contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e do vice-superintendente da instituição, César Silva, entre as demais autoridades.

Dos nove municípios da Região Metropolitana que contam com uma Fatec, seis integram o Plano de Expansão para o Ensino Profissional – Barueri, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santo André e São Caetano do Sul – uma das prioridades do governo estadual, cuja meta é dobrar o número de Fatecs até 2010. “Encontramos 26 Fatecs em 2006 e vamos deixar 52. Já fizemos 47”, disse o governador, ao ressaltar que 90,38% da meta de expansão das Fatecs foi cumprida em apenas dois anos e meio.

Na unidade de Barueri, o Estado investiu, inicialmente, cerca de R$ 300 mil em equipamentos e mobiliário. Coube à Prefeitura de Barueri a construção do prédio, que possui 22 salas de aula, 4 laboratórios, auditório e biblioteca, entre outros ambientes. No bloco 2, ficam a quadra esportiva, vestiários e depósito. Para Alckmin, a implantação da Fatec representa “um extraordinário salto de qualidade, unindo educação e emprego”. Pesquisa recém-divulgada pela Área de Avaliação Institucional (AAI) do Paula Souza mostra que o índice de empregabilidade dos tecnólogos formados pelas Fatecs é de 92,8% após um ano da conclusão do curso.

A Fatec Barueri oferece, a partir desta semana, o curso de graduação tecnológica de Comércio Exterior. No primeiro processo seletivo para a Fatec Barueri, cuja prova aconteceu no dia 28 de junho, 438 inscritos disputaram as 80 vagas distribuídas entre os turnos da tarde e da noite. No período noturno, a procura foi de 9,23 candidatos.

“A região de Barueri concentra um grande número de empresas. Essa nova Fatec vai formar profissionais de alto nível para atender à demanda dos mais diversos setores da economia, além de aumentar o índice de empregabilidade dos jovens. O alto número de candidatos por vaga demonstra que o curso oferecido está em sintonia com as necessidades da região”, afirmou Laura Laganá.

Compartilhe


Veja também