Governador inaugura Etec e Fatec em Araçatuba

O governador José Serra inaugurou nesta terça-feira, 26, a Escola Técnica (Etec) e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) estaduais de Araçatuba. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades, também esteve […]

27 de fevereiro de 2008 10:01 am Etec, Fatec

O governador José Serra inaugurou nesta terça-feira, 26, a Escola Técnica (Etec) e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) estaduais de Araçatuba. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades, também esteve presente.

“As inaugurações de hoje mostram, primeiro, a importância que a gente dá para a educação. Segundo, a parceria que a gente faz com as prefeituras”, disse o governador fazendo referencia ao fato de que o prédio do antigo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefam), onde foram instaladas a Fatec e a Etec, foi reformado pela prefeitura de Araçatuba, que investiu na obra R$ 1 milhão.

Com a implantação de uma Etec e de uma Fatec, o Paula Souza vai oferecer ensinos técnico, médio e superior tecnológico gratuitos, de alta qualidade, visando impulsionar os índices de empregabilidade da região e o crescimento econômico local.

“O Centro Paula Souza tem cada vez mais a preocupação e o desafio de formar profissionais para atender aos setores que têm uma demanda crescente de pessoal especializado, como é o caso do setor sucroalcooleiro e o de bioenergia”, afirmou Laura Laganá. “Sem esquecer, é claro, que também estamos trazendo para a região um Ensino Médio de qualidade, uma tradição da nossa instituição”, concluiu.

Etec de Araçatuba

Antes de se tornar uma Etec – o decreto de criação foi assinado em julho do ano passado –, essa unidade funcionava como uma classe descentralizada, administrada pela Etec João Jorge Geraissate, de Penápolis, desde o segundo semestre de 2006, oferecendo curso técnico de Análise e Produção de Açúcar e Álcool. A proposta curricular desse curso foi elaborada em parceria com especialistas das usinas e representantes do Conselho Regional de Química.
A partir do primeiro semestre deste ano, a Etec implantou Ensino Médio, com 80 vagas no período da manhã. O processo seletivo para o mesmo período ofereceu outras 80 vagas, distribuídas entre os períodos da tarde e da noite, para o curso técnico.

Fatec Araçatuba

Criada em janeiro, a Fatec inicia as aulas no dia 3 de março, com o curso superior tecnológico de Bioenergia Sucroalcooleira. O projeto pedagógico foi elaborado em parceria com representantes da Unesp de Jaboticabal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) de Piracicaba e de associações representativas de usineiros e do setor de açúcar e álcool.
A demanda no Vestibular comprova o interesse da comunidade pelo curso: 401 candidatos se inscreveram para disputar as 80 vagas oferecidas. O período noturno foi o mais concorrido, com uma procura de 7,5 candidatos por vaga.

Endereço

A Etec e a Fatec de Araçatuba estão localizadas na Avenida Prestes Maia, 1.764, Jardim Ipanema.

Compartilhe


Veja também