Governador Geraldo Alckmin inaugura Fatec Tatuapé na zona leste da Capital

O governador Geraldo Alckmin inaugurou hoje, 27, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) Victor Civita, na zona leste. Participaram da solenidade o ex-governador, Alberto Goldman; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa; […]

27 de outubro de 2011 1:42 pm Fatec

O governador Geraldo Alckmin inaugurou hoje, 27, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) Victor Civita, na zona leste. Participaram da solenidade o ex-governador, Alberto Goldman; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o presidente do conselho de administração e editor do Grupo Abril, Roberto Civita; e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.
“Temos nessa Fatec arquitetos que vieram fazer o curso de tecnologia . Os cursos tecnológicos de Construção de Edifícios e Controle de Obras são tão disputados que já temos 10 candidatos por vaga e o processo seletivo vai até 8 de novembro” disse o governador Geraldo Alckmin durante o evento.

“Meu pai, VC, como era chamado na Abril, sempre foi um defensor convicto da educação no Brasil e se sentiria honrado com a homenagem”, afirmou Roberto Civita, presidente do conselho de administração e editor do Grupo Abril. Para Civita, modelo de educação profissional de excelência implantado do pelo Centro Paula Souza é um exemplo  que deve ser multiplicado Brasil afora.

O governo estadual investiu R$ 23,5 milhões na Fatec: R$ 350 mil em mobiliário e equipamentos e R$ 23,2 milhões na construção da unidade, erguida sobre a estrutura de dois subsolos e do andar térreo, cedida pela Secretaria da Fazenda do Estado.  As instalações foram projetadas pelo arquiteto Benno Perelmutter, autor do projeto original.

Entre os ambientes da Fatec estão 24 salas de aula, 4 laboratórios (2 de Informática, 1 de Análises Químicas, e 1 de Desenho), auditório com capacidade para 195 lugares, 10 salas administrativas e 40 sanitários, sendo 19 com acessibilidade. Há espaço ainda para a instalação dos seguintes laboratórios: Análise Microbiológica, Construção Civil, Construção Civil e Instalações Prediais, Ensaios de Materiais, Física e Eletricidade, Informática, Maquete, Metrologia, Multiuso e Resistência dos Materiais.

O Vestibular para o segundo semestre de 2011 ofereceu 160 vagas, divididas estre dois cursos de graduação tecnológica, inéditos na instituição: Controle de Obras e Construção de Edifícios. Este último curso teve o maior índice de candidato por vaga neste processo seletivo – 343 inscritos disputaram as 40 vagas oferecidas no período da noite, o que representa 8,58 c/v. A novidade no processo seletivo para o primeiro semestre de 2012 será a oferta do curso de Transporte Terrestre, com 80 vagas.

Além da Fatec Tatuapé, a Capital conta com outras quatro Faculdades de Tecnologia estaduais – Ipiranga, São Paulo, Zona Leste e Zona Sul.