Governador entrega Etec de São José dos Campos

O governador José Serra entregou oficialmente a Escola Técnica Estadual (Etec) de São José dos Campos, nessa sexta-feira, 17. Implantada no segundo semestre de 2008, a unidade tem 561 alunos. A cerimônia contou com as […]

17 de julho de 2009 10:32 am Etec

Etec inaugurada em São José dos Campos é a nona da região.

O governador José Serra entregou oficialmente a Escola Técnica Estadual (Etec) de São José dos Campos, nessa sexta-feira, 17. Implantada no segundo semestre de 2008, a unidade tem 561 alunos. A cerimônia contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades. “Estamos elevando o grau de qualificação de mão de obra técnica e tecnológica na região”, disse Serra.

“A Etec já começou oferecendo Ensino Médio e três cursos técnicos”, explicou Alckmin. No último Vestibulinho, cuja prova foi no dia 21 de junho, 1.420 candidatos se inscreveram para disputar as 240 vagas oferecidas para os cursos técnicos de Administração, Automação Industrial e Informática. O curso mais procurado foi o de Automação Industrial, no período noturno, com 9,25 candidatos por vaga – o processo seletivo para o Ensino Médio é realizado sempre no final do ano.

A Região Administrativa de São José dos Campos conta com nove Etecs e cinco Fatecs. São José dos Campos, que tem uma Etec, e São Sebastião, com Etec e Fatec, integram o Plano de Expansão para Educação Profissional, uma das prioridades do governo estadual. A partir do segundo semestre de 2009, Caraguatatuba passa também a oferecer Ensino Técnico, com 80 vagas divididas entres os cursos de Contabilidade e Logística. “A região é uma das mais bem atendidas do Estado em termos de Ensino Técnico”, afirmou o governador.

O investimento do Governo do Estado em mobiliário e equipamento na Etec de São José foi superior a R$ 940 mil. A Prefeitura ficou encarregada da reforma e da adequação do prédio.

“Cada nova Etec traz para a região um ensino público de qualidade, com alto índice de empregabilidade. Garantindo um futuro promissor aos jovens, também contribuímos para o desenvolvimento econômico do Estado”, declarou Laura Laganá.

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs estão empregados um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% desses técnicos têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, até três salários mínimos mensais.