Governador autoriza início das obras de construção da futura Fatec Suzano

Estado investirá cerca de R$ 24 milhões na construção do prédio que abrigará a unidade, em terreno cedido pela prefeitura do município localizado na Região do Alto Tietê

9 de março de 2024 12:13 pm Institucional

Autorização foi assinada pelo governador Tarcísio de Freitas durante cerimônia em Suzano | Foto: Divulgação

Na manhã deste sábado (9), o governador Tarcísio de Freitas assinou a autorização para início das obras de construção da sede da futura Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Suzano. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, também participaram do evento.

O Estado investirá cerca de R$ 24 milhões na construção do prédio que abrigará a futura Fatec, em terreno cedido pela prefeitura do município. As instalações serão distribuídas em um único bloco de três andares, que irá abrigar 12 salas de aula, seis laboratórios (quatro de Informática, um de projetos e outro de redes de computadores), sala maker, biblioteca, salas administrativas e para docentes em regime de jornada integral, entre outros ambientes. Inicialmente, a faculdade vai oferecer dois cursos superiores de tecnologia: Gestão da Produção Industrial e Redes de Computadores.

Mais CPS em Suzano

Localizado na Região do Alto Tietê, o município já conta com a oferta da Educação Profissional na Escola Técnica Estadual (Etec) de Suzano. Implantada em 2008, a unidade tem atualmente 1.130 alunos matriculados, distribuídos entre os cursos técnicos de Administração, Comércio Exterior, Contabilidade, Enfermagem, Química e Secretariado; e o Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, Meio Ambiente, Química e Secretariado.

No Vestibulinho para o primeiro semestre de 2024, a Etec disponibilizou 480 vagas. Uma demonstração da importância da unidade para a formação de jovens profissionais na cidade é a alta procura pelos cursos. O Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, por exemplo, alcançou o índice de 11,15 candidatos por vaga e o integrado em Química teve 7,88.

Prédio da futura Fatec de Suzano contará com três andares, que irão abrigar 12 salas de aula e seis laboratórios l Imagem: Divulgação/CPS