ONG mantém parceria com CPS voltada ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes, com formação de educadores e avaliações contínuas para auxiliar decisões
Equipe do CPS discutiu ampliação do projeto Diálogos Socioemocionais em parceria com Instituto Ayrton Senna | Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira (3), representantes do Centro Paula Souza (CPS) visitaram a sede do Instituto Ayrton Senna (IAS) para conhecer detalhes e estreitar a parceria entre as instituições por meio do projeto Diálogos Socioemocionais. A iniciativa, que conta com o apoio da holding Arcos Dorados, franqueadora da marca McDonald’s no Brasil, implementa uma metodologia para o desenvolvimento de competências socioemocionais com os jovens de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
O projeto Diálogos Socioemocionais adota uma abordagem inovadora elaborada pelo Instituto Ayrton Senna, integrando o desenvolvimento de habilidades pessoais às disciplinas regulares. “Esse programa fortalece a formação dos nossos alunos, preparando-os para os desafios do mundo do trabalho e da vida em sociedade“, afirmou o diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias. Também participaram do encontro o vice-diretor-superintendente da instituição, Maycon Geres; o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini; e a gerente sênior de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) da Arcos Dorados, Marie Tarisse.
Formação contínua
As ações são desempenhadas em diversas frentes. Uma das vertentes é a formação contínua de educadores, que recebem capacitação sobre educação integral e competências socioemocionais. O treinamento inclui o aprofundamento da metodologia Safe, determinando que as ações ocorram de forma Sequencial, Ativa, Focada e Explícita.
“A formação dos professores é um pilar essencial para que possamos garantir a eficácia do programa e seu impacto na vida dos estudantes”, destacou Maycon Geres.
Além da capacitação docente, serão realizadas avaliações formativas periódicas, permitindo que os participantes reflitam sobre sua situação socioemocional. Essas avaliações fornecem subsídios para que os professores aprimorem o relacionamento com os alunos e os gestores tomem decisões baseadas em evidências.
Educação de qualidade
“Começamos a parceria há alguns anos e temos ampliado as ações a cada dia. Existimos para garantir uma educação de qualidade e todos nós trabalhamos para que isso chegue, de fato, ao aluno“, afirmou Ewerton Fulini.
“A parceria é muito estratégica para nós. Acreditamos nesta colaboração porque apoiamos a educação e a formação dos jovens. O Centro Paula Souza consegue levar essa educação de qualidade para milhares“, acrescentou Marie Tarisse.
Em 2023, o projeto-piloto foi implementado em 20 Etecs. Com a assinatura da parceria, em 2024, esse número dobrou, beneficiando 5,6 mil alunos. A previsão é que, a partir de 2025, a iniciativa seja estendida a 81 unidades.