Fundo Social celebra convênios para oferta de cursos em parceria com CPS

Evento no Palácio dos Bandeirantes reuniu representantes de 69 municípios e 83 entidades sociais para anunciar mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação

12 de abril de 2024 4:20 pm Qualificação Profissional

Cristiane Freitas (centro), ao lado de Filipe Sabará e da coordenadora de projetos da Ufiec, Danielle Benevides | Foto: Divulgação

*Com informações do Fundo Social de São Paulo

O Fundo Social de São Paulo assinou convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. A cerimônia foi realizada na manhã de quinta-feira (11), no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a presença da presidente do Fundo Social e primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas; do presidente do Conselho do Fundo Social, Filipe Sabará; e da coordenadora de projetos da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do CPS, Danielle Benevides; bem como representantes de organizações sociais e prefeitos de cidades contempladas.

Na oportunidade, a primeira-dama manifestou sua alegria com a celebração dos convênios e reforçou a importância do Programa Escolas de Qualificação Profissional para ampliar a capacitação profissional no Estado. “Quando unimos forças por esse objetivo comum, construímos uma rede eficaz para construir um futuro melhor para todos”, ressaltou.

O CPS é um dos parceiros do programa, que pretende promover a capacitação de agentes multiplicadores em áreas consideradas estratégicas, além de qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A grade curricular dos cursos abrange diversas áreas profissionais, como gastronomia, moda, beleza, administração e construção civil.

Portas abertas

Para a coordenadora de projetos da Ufiec, Danielle Benevides, a parceria do CPS com o Fundo Social contribui significativamente para o desenvolvimento educacional e social. “São cursos estrategicamente direcionados para gerar emprego e renda para a população. Por isso, o Centro Paula Souza está sempre de portas abertas para apoiar os projetos do Fundo Social”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente do Conselho do Fundo Social, Filipe Sabará, enfatizou a orientação crescente da gestão para fomentar o empreendedorismo em áreas de alta vulnerabilidade social. Ele ressaltou, ainda, a importância da parceria com a iniciativa privada para ampliar as oportunidades de emprego e inserir mais indivíduos no mercado de trabalho.

Quem falou em nome de todas as 83 organizações da sociedade civil foi a presidente da Sociedade Santos Mártires, do Jardim Ângela, bairro localizado no extremo sul da Capital, Regina Conceição da Paixão. Ela lembrou o quanto a qualificação profissional transforma positivamente a vida nas comunidades. Na sequência, a prefeita da cidade de Bauru, Suéllen Rosim, representou todos os 69 municípios presentes ao ato de assinatura do convênio e destacou a importância da rede de voluntariado. “São pessoas que efetivamente abraçam as causas e fazem o diferencial no trabalho”, disse. Suéllen também agradeceu o apoio dado pelo governador Tarcísio de Freitas a todos os municípios.