Filtro de Daltonismo

‘Freezie’ monitora e mantém temperatura de alimentos refrigerados

Desenvolvido por estudantes da Etec de Hortolândia, sistema inteligente evita oscilações, auxiliando na conservação, qualidade nutricional e sanitária dos alimentos

31 de março de 2025 8:00 am Etec, Projetos

Sistema pode ser aplicado em fábricas de alimentos, laboratórios e hospitais, entre outros segmentos | Foto: Divulgação

Um grupo de alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) de Hortolândia criou um sistema inteligente de monitoramento de temperatura para alimentos. Acionado de forma remota, o Freezie envia informações para um website que garante a funcionalidade de freezers e geladeiras.

“Uma ideia tecnológica que auxilia na conservação e na qualidade nutricional de alimentos refrigerados. E ainda pode ser usada em outros mercados, como laboratórios e hospitais”, explica a professora orientadora Priscila Batista Martins.

A ideia surgiu após uma conversa com o professor de Robótica e coorientador da pesquisa, Rafael de Colle, sobre as dificuldades em manter uma temperatura estável e adequada, que cumpra os protocolos rigorosos exigidos pela legislação. “Com o Freezie é necessário um único funcionário para seguir as legislações sanitárias CVS5 e RDC 430/2020, sem que outra pessoa precise coletar as temperaturas, registradas automaticamente”, comentou.

O Freezie foi apresentado como trabalho de conclusão de curso (TCC) das alunas Isabelle de Rezende Satim, Maria Eduarda Gomes Martins e Luiza dos Anjos Ponte, que se formaram no Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, em 2024. A proposta contou ainda com coorientação da professora Juliana Maia Rosa, de Nutrição e Dietética.

Reconhecimento

O projeto foi um dos 14 trabalhos de estudantes de Etecs do Centro Paula Souza (CPS) classificados para a final da 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na última semana, no campus Butantã, da Universidade de São Paulo (USP). Também foi destaque na 11ª edição da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic BIC), em setembro de 2024, em Santa Catarina, e na 10ª Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos da Universidade Estadual de Campinas (Cotuca).

Compartilhe


Veja também