Filtro de Daltonismo

Fórum internacional reúne especialistas em florestas urbanas

Professor da Fatec Jahu apresenta trabalho em evento realizado pela primeira vez no Brasil, reunindo autoridades no assunto e inovações tecnológicas para o manejo arbóreo

28 de novembro de 2024 8:20 am Fatec

Fazer o manejo correto, com o auxílio da tecnologia, está entre as discussões do no Fórum Latinoamericano | Foto: Freepik

A quarta edição do Fórum Latinoamericano e Caribenho de Florestas Urbanas, realizada em São José dos Campos, até sexta-feira (29), conta com a presença de um professor da Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) Jahu: Jozrael Henriques Rezende. Ele apresenta um trabalho desenvolvido em parceria com Giovani Minetti Fabrício, secretário de Meio Ambiente de Jaú e ex-aluno de Jozrael.

Ao reunir os maiores especialistas em floresta urbana da América Latina, o evento discute alternativas diante de um cenário em que as mudanças climáticas pedem soluções efetivas. “No Brasil, as cidades apresentam um déficit de árvores, um componente tão importante quanto a energia elétrica e a água, o que precisa ser gerido profissionalmente”, avisa. “A tecnologia cria condições de monitorar e fazer o manejo adequado para evitar os problemas causados pelo clima. As árvores ajudam no controle de inundações e no conforto climático, enquanto as áreas verdes contribuem para a qualidade de vida, mas é preciso manejá-las”, explica.

O professor lembra que as mudanças climáticas, ao trazer chuvas e ventos muito fortes, causam mais quedas de árvores – o que ocorre pelo manejo inadequado. “Tudo está sendo discutido aqui, as tecnologias disponíveis, o uso de drones e o emprego de inteligência artificial aplicada às florestas urbanas, entre outros mecanismos que nos permitem avaliar a saúde dos troncos e indicar o que deve ser feito para que a árvore traga benefícios sem colocar a cidade em risco”, assinala.

A dupla expõe o trabalho Floresta Urbana Viária em Jaú-SP, um censo arbóreo empreendido na região central da cidade, resultado de uma parceria entre a Fatec Jahu e a Prefeitura. Esta é a primeira vez que o Brasil sedia o evento, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Food and Agriculture Organization of the United Nations.

Compartilhe


Veja também