Fórum da Educação Profissional se reúne para debater PNE

Nesta terça-feira, 29, se reuniu mais uma vez o Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo. O tema do encontro foi o Plano Nacional de Educação (PNE), em apreciação na Câmara dos Deputados, […]

30 de novembro de 2011 3:00 pm Institucional

Nesta terça-feira, 29, se reuniu mais uma vez o Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo. O tema do encontro foi o Plano Nacional de Educação (PNE), em apreciação na Câmara dos Deputados, e o impacto deste na educação profissional. Cerca de 200 pessoas participaram do Fórum, entre professores, diretores e outros profissionais ligados à educação.

O evento contou com duas palestras. César Callegari, integrante da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE), fez uma exposição sobre os planos e as metas propostas nele, como a aplicação de recursos públicos em educação e melhoria da qualidade do ensino, entre outras. Já Nacim Chieco, consultor nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), falou sobre como a educação profissional é tratada dentro do PNE.

Na segunda parte do encontro, Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza; Carlos Frajuca, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); Maria Helena Antunes, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e João Santa Rosa, do Senai, falaram sobre os programas públicos de educação profissional dos quais participam.

“Todos os níveis de ensino vão sofrer impacto do Plano Nacional de Educação. Por isso é importante que as instituições de ensino saibam quais são as propostas contidas nele e levem essa discussão para as escolas”, avalia Araújo.

Além do Paula Souza, IFSP, Senac e Senai, são organizadores do Fórum Nacional da Educação Profissional do Estado de São Paulo: Associação Nacional da Educação Tecnológica (Anet), Conselho Regional de Química (CRQ), Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo (Sintec-SP) e Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo.

Compartilhe


Veja também