Fórum da Educação Profissional debate ensino a distância

O Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp) se reuniu nesta sexta-feira, 4, para debater a “Educação profissional a distânica: experiências, limites e possibilidades”. De acordo com a organização do evento, a […]

4 de dezembro de 2009 5:31 pm Etec

O Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp) se reuniu nesta sexta-feira, 4, para debater a “Educação profissional a distânica: experiências, limites e possibilidades”. De acordo com a organização do evento, a sociedade, mais atenta às possibilidades do ensino a distância, aos poucos deixa de ver essa modalidade como um ensino de segunda linha.

Entre os fatores que colaboram para o rompimento desse preconceito, estão o aprimoramento da qualidade dos cursos oferecidos via internet, demonstrado nas palestras de representantes de instituições que desenvolvem essa modalidade de ensino: Centro Paula Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), além da empresa B&B Tellecom. Pelo Paula Souza, falou José Vitório Sacilotto, coordenador de Ensino a Distância da instituição.

Outro aspecto que contribui para a disseminação de cursos on-line, além da maior participação da tecnologia no cotidiano das pessoas, é o posicionamento do Estado diante dos avanços na área. Uma das novidades do Vestibulinho das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais para o 1º semestre de 2010 é que o Ensino Técnico também será oferecido na modalidade semipresencial, por meio do Telecurso TEC – serão 3.350 vagas, distribuídas entre 51 Etecs.

“Os recursos de ensino a distância são fundamentais na democratização e no atendimento às demandas pela educação profissional. Nos processos seletivos das Etecs, nós percebemos que, por maior que seja a expansão do número de escolas e vagas, muitos jovens ficam excluídos. Essa é uma ferramenta muito importante para diminuir essa exclusão”, observou Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza.

Além do Paula Souza, fazem parte do Fepesp: Associação Nacional da Educação Tecnológica (Anet); IFSP; Senac-SP; Senai-SP; Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp); Sindicato dos Técnicos de Nível Médio do Estado de São Paulo (Sintec-SP); Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo.

Compartilhe


Veja também