Felicio Ramuth inaugura laboratórios na Etec Benedito Storani, Jundiaí

Direcionadas a cursos na área de Viticultura e Enologia, instalações contam com estrutura de ponta para o processamento da uva na fabricação de vinhos, sucos e espumantes

7 de fevereiro de 2024 11:59 am Institucional

Laura Laganá (de preto e vermelho) ao lado do prefeito de Jundiaí e do governador em exercício durante a inauguração dos laboratórios l Foto: Sergio Barzaghi / Governo do Estado de SP

Nesta quarta-feira (7), o governador em exercício Felicio Ramuth inaugurou o bloco de laboratórios direcionados a cursos na área de Viticultura e Enologia oferecidos pela Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, localizada em Jundiaí. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá; também participaram da cerimônia.

O Governo do Estado investiu cerca de R$ 7,5 milhões na compra dos equipamentos necessários para o processamento da uva na fabricação de vinhos, sucos e espumantes. O espaço conta com tecnologias de ponta, equiparadas ao que existe de mais moderno nas fábricas do Sul do País, tais como: gerador de água quente, sistema de refrigeração para resfriamento e controle de fermentação e estabilização de vinhos, bomba centrífuga, tanques de fermentação e monobloco de envase, entre outros.

“É um laboratório que já deu certo porque foi planejado e concebido com a ideia de ser um espaço que vai produzir ciência aplicada. Aquela ciência que se transforma em negócios. E eu sei disso porque vejo aqui os representantes dessa importante linha de produção da cadeia produtiva da viticultura enologia no nosso estado”, afirmou Felicio Ramuth.

“Vocês empreendedores são os que geram empregos, renda e pagam os impostos para podermos investir em construções como essa. Que servirá alunos de cursos profissionalizantes que desejam se qualificar, que já estão no mercado de trabalho e que se tornarão empreendedores. Estou muito feliz de estar do lado do futuro do nosso estado e do nosso país”, acrescentou o governador em exercício.

As instalações simulam uma indústria de processamento de uva e estão distribuídas em bloco único que abriga diversos ambientes como adega, salas de paramentação, de preparação e de reagentes, além de vários laboratórios: microvinificação, microbiologia, enoquímica, enologia e gastronomia, entre outros. O de degustação e harmonização de vinhos leva o nome de Paola Tedeschi, numa homenagem à enóloga e sommelier italiana reconhecida internacionalmente.

“Quero agradecer aos produtores rurais e empresários pela presença. Vamos compartilhar com vocês as modernas tecnologias implantadas nesse ambiente escolar para que possam aperfeiçoar seus produtos”, declarou Laura Laganá.

Curso técnico

Implantado no segundo semestre de 2023, o primeiro curso técnico público gratuito de Viticultura e Enologia do Estado de São Paulo, ofereceu 40 vagas no período da noite. Uma demonstração do interesse dos jovens da região pela nova formação foi a relação de candidatos por vaga: 4,45.

Durante as aulas, os estudantes são apresentados a todas as etapas do plantio da fruta, manejo das parreiras, desenvolvimento e controle dos processos de cultivo, seleção das variedades da uva, além de aprender sobre colheita e pós-colheita para o processamento e elaboração de produtos vitícolas. Também faz parte da rotina de estudos aulas em adegas e laboratórios de microvinificação, microbiologia, enoquímica, enologia, cozinha e gastronomia.

“O curso foi formatado para atender todas as demandas da cadeia de produção”, reforçou a diretora-superintendente do CPS.

Especialização técnica

Uma das novidades do Vestibulinho para o primeiro semestre de 2024 da Etec Benedito Storani foi a oferta de 30 vagas no período da noite para a especialização técnica em Enogastronomia. Com duração de um semestre, o curso forma o profissional apto a harmonizar diferentes tipos de vinhos com preparações gastronômicas, promovendo combinações de sabores que os valorizem, com base nas principais regras enogastronomias de assimilação e semelhança.

Outras informações sobre a Etec

Integrada ao CPS em 1994, a unidade conta com 922 alunos matriculados nos cursos técnicos de Agropecuária, Alimentos, Gastronomia, Nutrição e Dietética, Química e Viticultura e Enologia; além do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, Agropecuária, Alimentos, Marketing, Nutrição e Dietética e Química.

O processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 ofereceu 350 vagas divididas entre os seguintes os cursos técnicos de Agropecuária, Alimentos, Gastronomia e Nutrição e Dietética; o Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária, Alimentos, Nutrição e Dietética e Química; além da Especialização Técnica em Enogastronomia.

Mais CPS em Jundiaí

O município usufrui ainda de oferta de cursos técnicos e integrados na Etec Vasco Antônio Venchiarutti, que foi integrada ao CPS em 1981. Com 1.355 alunos matriculados, a unidade oferece os cursos técnicos de Administração, Agrimensura, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Edificações, Informática para Internet, Meio Ambiente, Saneamento e Segurança do Trabalho. Também conta com o Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Edificações, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. A escola ofereceu 500 vagas no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2024.

A oferta de cursos técnicos e integrados do Centro Paula Souza ainda ocorre por meio de classes descentralizadas – unidades que oferecem cursos técnicos e integrados sob a administração de uma Etec – por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

O CPS também está presente na cidade com a oferta de Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Jundiaí. A unidade oferece as graduações em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Defesa Cibernética, Eventos, Gestão Ambiental, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Logística Integrada, Gestão Empresarial a distância, Logística e Sistemas Embarcados. Atualmente, possui 1.737 estudantes matriculados. No Vestibular para o primeiro semestre de 2024, a unidade disponibilizou 400 vagas.

Compartilhe


Veja também