skip to Main Content

Fatecs vão participar de programa de cotas do Governo de São Paulo

Fatecs Vão Participar De Programa De Cotas Do Governo De São Paulo
Governador apresenta programa de cotas para ensino superior. / José Luís da Conceição.

O Centro Paula Souza, órgão do governo paulista responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, fará parte do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp), anunciado oficialmente nesta quinta-feira, 20, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. O programa, que entra em vigor em 2014, prevê reserva de 50% de vagas das universidades estaduais paulistas e das Fatecs para alunos oriundos de escolas públicas, e, dentro desses 50%, de 35% para pretos, pardos e índios. As metas deverão ser atingidas ao longo de quatro anos.

“Estamos dando mais oportunidade de acesso às universidades do Estado”, disse o governador Geraldo Alckmin. Além dele, estiveram presentes à cerimônia os reitores da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fernando Ferreira Costa, o pró-reitor de Administração da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Ricardo Samih, o coordenador da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Carlos Vogt, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

O Pimesp tem como objetivo promover o equilíbrio entre os percentuais de participação sócio-étnica na população do Estado e as matrículas no ensino superior público paulista. Para tanto, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) propôs as metas de aumento no número de matrículas de estudantes oriundos de escolas públicas. Dentro desse universo, o percentual de pretos, pardos e índios deverá ser, no mínimo, o correspondente à porcentagem deles na população brasileira verificada pelo IBGE no Censo Demográfico de 2010, que é de 35%.


Pontuação acrescida

“O programa é importante porque vai incluir com qualidade. O Paula Souza já faz isso: grande parte de seus alunos vem da escola pública”, afirmou Laura Laganá. A instituição já aplica desde 2006 uma política de inclusão, o Programa de Pontuação Acrescida, que concede bônus de 10% para estudantes oriundos da rede pública e 3% aos afrodescendentes, sendo os dois benefícios cumulativos (somando até 13%). Com isso, 77% dos matriculados nas Fatecs estudaram exclusivamente em escola pública.

Dos 22.538 alunos que ingressaram nas Fatecs em 2012, 5.355 são afrodescendentes e 16.853, oriundos da rede pública. A diferença entre essa realidade e a meta a ser atingida pelo programa diz respeito a cursos e turnos onde o número de matriculados ainda não atinge a porcentagem proposta, o que acontece especialmente em cursos e unidades mais disputados.

Para alcançar a meta, o Centro Paula Souza preencherá vagas com alunos provenientes de cursos superiores sequenciais de dois anos de duração, os colleges, a serem implantados pelo Governo em parceria com a Univesp. No caso das Fatecs, os alunos dos colleges poderão tentar uma vaga após um ano de curso, e não dois, como no caso dos interessados em uma vaga nas três universidades paulistas (USP, Unicamp e Unesp).

“Estamos criando 2 mil vagas no Ensino Superior, o que vai garantir acesso a ensino de qualidade sem vestibular, por meio desses colleges”, explicou o governador. “Esses alunos também terão uma bolsa.” Trata-se da proposta de
bolsas-manutenção de meio salário mínimo (R$ 311,00) aos alunos com renda familiar inferior a 1,5 salários mínimo, com o propósito de suprir necessidades fundamentais de transporte e alimentação. Os contemplados serão avaliados mensalmente quanto à sua participação nas atividades escolares.

Leia mais sobre o Pimesp no site do Governo de São Paulo

Notícias

Fatec Garça realiza 3º edição da Feira de Empreendedorismo
Fatec Ipiranga cria Comitê de Políticas Antidiscriminatórias
Canal do CPS no YouTube tem videoaula sobre raciocínio lógico
Vestibulinho para o 2º semestre está com inscrições abertas
Diretores de Etecs se preparam para implantação do Novotec

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top