Fatecs participam da Baja SAE Brasil–Petrobras

Três equipes de duas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) participaram da 15ª edição da competição Baja SAE Brasil–Petrobras, realizada no último fim de semana, em Piracicaba. Ao todo, foram inscritas 73 equipes formadas por alunos de […]

24 de março de 2009 10:09 am Fatec

Três equipes de duas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) participaram da 15ª edição da competição Baja SAE Brasil–Petrobras, realizada no último fim de semana, em Piracicaba. Ao todo, foram inscritas 73 equipes formadas por alunos de engenharia e de tecnologia, num total de quase 1.100 estudantes de 56 instituições de ensino do Brasil e uma dos Estados Unidos.

As duas primeiras colocadas vão representar o Brasil na Baja SAE Wisconsin, que será realizada em Milwaukee, EUA. A equipe Nitro Baja Racing, da Fatec de Sorocaba, ficou em 32º lugar. Fatecnólogos 1 e Fatecnólogos 2, da Fatec São Paulo, foram os 49º e 54º, respectivamente.

Para disputar a competição, as equipes foram desafiadas a projetar, buscar patrocínios e construir carros off-road, chamados SAE Baja, para serem testados em provas dinâmicas, por especialistas da indústria da mobilidade.

Foram quatro dias de avaliações de segurança, apresentações de projeto e provas dinâmicas aplicadas por juízes especializados. Uma das provas – Suspension & Traction – foi a principal novidade para as equipes e constituiu de uma pista exigente e cheia de surpresas, muitas irregularidades, subidas e descidas fortes, e vários obstáculos com toras de madeira, que exigiram forte desempenho dos sistemas de suspensão, tração, direção e, sobretudo, robustez dos carros. Além disso, as provas de aceleração, velocidade máxima e uma verificação específica de frenagem obrigaram as equipes a aprimorarem os sistemas dos veículos SAE Baja, que se mostraram ainda mais leves e eficientes.

Compartilhe


Veja também