Centro Paula Souza expande atuação histórica com graduações em Engenharia de Produção, Civil e Mecânica; inscrições para o Vestibular estão abertas
Aula em laboratório de Informática da Fatec Mogi Mirim; unidade oferecerá novo curso de Engenharia Mecânica | Foto: Roberto Sungi
Há 56 anos, o Centro Paula Souza (CPS) surgiu com a missão de implantar o Ensino Superior Tecnológico no País. Agora, a instituição do Governo de São Paulo escreve um novo capítulo com o lançamento dos primeiros cursos gratuitos de Engenharia nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). A iniciativa marca uma expansão estratégica na formação de profissionais de alto nível, unindo a qualidade do ensino em tecnologia à excelência da Engenharia.
Com duração de cinco anos, cada uma das três opções de cursos oferece 25 vagas no processo seletivo, além de outras 15 vagas pelo Provão Paulista: Engenharia Civil, no período noturno, na Fatec São Paulo, localizada na Capital; Engenharia de Produção, no turno da manhã, na Fatec São José dos Campos – Jessen Vidal; e Engenharia Mecânica, na Fatec Mogi Mirim – Arthur de Azevedo, à noite. As aulas começam no primeiro semestre de 2026. As inscrições para o Vestibular das Fatecs estão abertas e podem ser feitas até 7 de novembro, pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br.
Para o presidente do CPS, Clóvis Dias, os novos cursos representam um avanço natural para a instituição. “As engenharias foram cuidadosamente planejadas para criar sinergia com os cursos tecnológicos já reconhecidos pelo setor produtivo, aproveitando as vocações regionais e a infraestrutura de laboratórios”, afirma. Segundo o gestor, a oferta inicial funcionará como um projeto-piloto para futuras expansões em outras unidades.
Demanda de mercado
A escassez de engenheiros no mercado brasileiro também motivou a criação dos cursos. Cada unidade foi selecionada considerando as demandas de empresas locais, garantindo que os egressos terão amplas oportunidades de inserção profissional. O vice-presidente do CPS, Maycon Geres, ressalta a importância da formação de novos engenheiros para o País. “Estamos rompendo fronteiras acadêmicas e fortalecendo a atuação profissional. Os cursos de Engenharia nas Fatecs oferecem um currículo robusto, com cálculos detalhados e ferramentas avançadas, equilibrando teoria e prática”, diz.
Um dos diferenciais é a possibilidade de os tecnólogos formados pelo CPS cursarem Engenharia em menor tempo, com eliminação de disciplinas já estudadas.
O coordenador-geral de Ensino Superior de Graduação do CPS, Robson dos Santos, explica a abordagem pedagógica. “Desenvolvemos projetos acadêmicos que integram conhecimentos fundamentais com aplicações práticas avançadas. A formação permite aos futuros engenheiros assumir responsabilidades técnicas, incluindo elaboração e assinatura de projetos, atendendo às exigências do mercado”, complementa.
Educação Física
Outra novidade é o bacharelado em Educação Física, na Fatec Esportes, na zona norte da Capital. O curso pretende aproveitar a infraestrutura especializada da unidade e estabelecer uma sinergia com o tecnólogo em Gestão Desportiva e de Lazer, oferecendo uma formação completa na área esportiva. Outras informações sobre o Vestibular das Fatecs e os cursos disponíveis podem ser consultadas no Manual do Candidato.