Fatecs estão no grupo de excelência do MEC

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais estão entre as melhores instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que avalia a qualidade […]

18 de novembro de 2011 10:57 am Fatec

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais estão entre as melhores instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação. Dez Fatecs foram avaliadas. Quatro delas estão no grupo de excelência do MEC, com destaque para a Fatec Mococa, classificada na faixa 5, com pontuação acima de 395 – (confira valores no abaixo). As Fatecs de Guaratinguetá, Indaiatuba e Sorocaba são as demais classificadas no grupo de excelência, na faixa 4. Outras seis Fatecs – Americana, Ourinhos, Presidente Prudente, Baixada Santista (Santos), São Paulo e Taquaritinga – foram avaliadas como satisfatórias, na faixa 3.

De acordo com Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, a participação das Fatecs na avaliação deve crescer nos próximos anos. “Recentemente, promovemos um aumento significativo de vagas e de cursos – em 2006 eram 26 Fatecs, hoje são 52. Muitas das novas unidades ainda não foram avaliadas, pois ainda não têm turmas formadas”, explica.

A avaliação considera o desempenho dos universitários no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e a qualificação dos professores (número de doutores), entre outros fatores. O índice é utilizado para definir quais instituições devem sofrer fiscalização mais rigorosa ou restrições para a abertura de vagas. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

“Todas as Fatecs avaliadas foram classificadas pelo menos como satisfatórias. Isso mostra que realizamos uma grande expansão sem perder de vista a qualidade do ensino oferecido”, afirma Cortelazzo.

Faixas

Grupo de excelência

Faixa 5 – acima de 395 pontos

Faixa 4 – de 295 a 394

Índice satisfatório

Faixa 3 – 195 a 294

Índice inadequado

Faixa 2 – 95 a 194

Faixa 1 – 0 a 94

Compartilhe


Veja também