Filtro de Daltonismo

Fatecs estão no grupo de excelência do MEC

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais estão entre as melhores instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que avalia a qualidade […]

18 de novembro de 2011 10:57 am Fatec

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais estão entre as melhores instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação. Dez Fatecs foram avaliadas. Quatro delas estão no grupo de excelência do MEC, com destaque para a Fatec Mococa, classificada na faixa 5, com pontuação acima de 395 – (confira valores no abaixo). As Fatecs de Guaratinguetá, Indaiatuba e Sorocaba são as demais classificadas no grupo de excelência, na faixa 4. Outras seis Fatecs – Americana, Ourinhos, Presidente Prudente, Baixada Santista (Santos), São Paulo e Taquaritinga – foram avaliadas como satisfatórias, na faixa 3.

De acordo com Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, a participação das Fatecs na avaliação deve crescer nos próximos anos. “Recentemente, promovemos um aumento significativo de vagas e de cursos – em 2006 eram 26 Fatecs, hoje são 52. Muitas das novas unidades ainda não foram avaliadas, pois ainda não têm turmas formadas”, explica.

A avaliação considera o desempenho dos universitários no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e a qualificação dos professores (número de doutores), entre outros fatores. O índice é utilizado para definir quais instituições devem sofrer fiscalização mais rigorosa ou restrições para a abertura de vagas. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

“Todas as Fatecs avaliadas foram classificadas pelo menos como satisfatórias. Isso mostra que realizamos uma grande expansão sem perder de vista a qualidade do ensino oferecido”, afirma Cortelazzo.

Faixas

Grupo de excelência

Faixa 5 – acima de 395 pontos

Faixa 4 – de 295 a 394

Índice satisfatório

Faixa 3 – 195 a 294

Índice inadequado

Faixa 2 – 95 a 194

Faixa 1 – 0 a 94

Compartilhe


Veja também