Fatecs de Cruzeiro e Guaratinguetá vão adotar metodologia de Harvard e MIT

As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Guaratinguetá e Cruzeiro preparam-se para utilizar métodos de ensino adotados em conceituados centros universitários norte-americanos, como a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). A […]

19 de março de 2014 3:00 pm Fatec

As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Guaratinguetá e Cruzeiro preparam-se para utilizar métodos de ensino adotados em conceituados centros universitários norte-americanos, como a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). A metodologia coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem e faz com que os estudantes deixem de ter um papel passivo em sala de aula. As Fatecs integram um consórcio de 14 instituições de ensino superior brasileiras que participam do projeto.

Um evento realizado na quarta-feira, 19, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, na unidade Lorena, concretizou mais uma etapa do trabalho desse grupo. Participaram os professores Eric Mazur, físico da Universidade de Harvard, que fez uma palestra sobre Inovação Acadêmica; Jennifer Craig, do MIT; Jonathan Stolk, do Olin College; e a diretora da Laspau-Harvard, Angélica Natera.

O projeto é inspirado nos métodos Project Based Learning (Aprendizado Baseado em Projetos) e Peer Instruction (Instrução pelos Colegas), metodologia criada por Eric Mazur. Segundo ele, os estudantes conseguem reter 60% das informações das aulas seguindo essa proposta, frente a 20% observados no modelo tradicional. A técnica foi tema de reportagem da edição de março/abril da Harvard Magazine.

“O aluno deixa de ser apenas um ouvinte passivo para atuar em projetos, desenvolvendo procedimentos práticos complementados posteriormente com conceitos teóricos. O professor assume um papel de facilitador da aprendizagem, promovendo a interação social em sala de aula”, explica o diretor da Fatec Guaratinguetá, José Manoel das Neves.

Capacitação

Com o apoio da Laspau, organização ligada à Universidade de Harvard focada em programas internacionais de educação, o consórcio tem como finalidade capacitar professores para multiplicar conceitos e promover mudanças no ensino, a fim de implementar o aprendizado centrado no aluno. As aulas terão início em maio e contarão com palestrantes americanos e canadenses. No total, quatro professores das duas Fatecs participarão dos seminários.

Para a diretora da Fatec Cruzeiro, Hirene Heringer, os encontros serão uma oportunidade para disseminar as práticas inovadoras de ensino. “Sempre buscamos estimular a aprendizagem por projetos. A troca de experiências com professores internacionais facilitará o aprimoramento da prática”, afirma.

Os diretores das Fatecs Cruzeiro e Guaratinguetá visitaram recentemente os dois institutos norte-americanos e estão buscando maneiras de implantar os conceitos chamados colaborativos no dia-a-dia dos alunos, como já ocorre em algumas disciplinas.

No caso da Fatec de Cruzeiro, o novo prédio para onde a unidade será transferida no ano que vem contará com laboratório adaptado ao método Peer Instruction, que favorece a movimentação do professor em sala, a realização de experimentos em grupo, o uso de mídias móveis e a interatividade entre os alunos. Estão previstos os novos cursos de Gestão de Produção e Eventos, que terão início em 2015, já integrados ao novo formato.

Compartilhe


Veja também