Filtro de Daltonismo

Fatec Taquaritinga e Etec de Itatiba apresentam projetos na Semana de Ciência da USP

O Centro Paula Souza participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Museu de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) e realizado no Parque CienTec, na Água Funda, na Capital. Entre os […]

16 de outubro de 2012 10:00 am Etec, Fatec

Ciclo ergômetro permite exercitar membros superiores de tetraplégicos. / Divulgação.

O Centro Paula Souza participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Museu de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) e realizado no Parque CienTec, na Água Funda, na Capital. Entre os dias 16 e 20 de outubro serão apresentadas 43 atividades gratuitas baseadas no tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

A Fatec Taquaritinga e a Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, mostram inovações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência que têm sido estimuladas como projetos de conclusão de curso (TCCs) nas unidades do Paula Souza.

Os tecnólogos vão expor uma cama para tetraplégicos que venceu a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) em 2011 e um novo projeto, o ciclo ergômetro para membros superiores. Trata-se de uma espécie de bicicleta ergométrica para exercitar os braços, evitando assim o sedentarismo que causa o aumento do colesterol e pode levar a doenças coronárias. Os técnicos de Itatiba vão apresentar o Tutor de Marcha, premiado na Feteps ano passado e no Construindo a Nação 2011-2012.

“Participar desse evento é uma grande oportunidade de mostrar nosso trabalho para o público. Também vamos levar o ciclo ergômetro para a Feteps na sequência”, diz João Gabriel Cozentino, um dos alunos da Fatec Taquaritinga que representará o grupo, junto com Jonatas Rafael de Oliveira e Valter Senna. “Muitas vezes reclamamos ao fazer exercício físico e não pensamos na dificuldade de um cadeirante, por exemplo. Foi muito gratificante desenvolver esse projeto com a ajuda de uma pessoa com deficiência que nos orientou na posição dos pedais e outras questões de ergonomia.”

Cama mecanizada

Também vão à Semana da USP os professores que orientaram esses alunos, Carlos Roberto Regattieri, de Tecnologia em Produção Industrial, e Mario Paioli Filho, de Educação Física. “A cama mecanizada para pessoas tetraplégicas evita a formação de escaras, que são feridas causadas por compressão quando o paciente fica muito tempo deitado”, explica Regattieri. “Criamos um sistema mecânico e eletroeletrônico que possibilita diversas inclinações e testamos a cama no hospital da Santa Casa de Taquaritinga com bons resultados.” Outra vantagem do equipamento é o preço, de R$ 700, enquanto no mercado varia entre R$ 12 a R$ 18 mil.

Leonardo de Sousa Lima e Frank Souza Silva vão representar o grupo de 40 alunos do curso técnico em Mecânica – Projetos da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, que criou o Tutor de Marcha. O equipamento faz a função de pernas mecânicas

Com um apoio para costas e braços, é semelhante a um andador. Foi desenvolvido para ajudar na reabilitação física e na melhora dos movimentos musculares e das articulações. Elaborado com materiais reciclados, teve baixo custo – cerca de R$ 800, contra R$ 18 mil a até R$ 270 mil dos similares no mercado. Os estudantes tiveram acompanhamento de profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Asilo São Vicente de Paula.

Realizada anualmente desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da USP tem como objetivo a divulgação e popularização da ciência e da tecnologia para o público em geral. Expositores dos museus, institutos e faculdades da USP, além de instituições convidadas, apresentam experimentos, jogos interativos, oficinas, cursos, palestras e visitas monitoradas aos visitantes. Todas as atividades são gratuitas e realizadas no Parque CienTec e seus edifícios históricos.

Entre os destaques da programação, estão oficinas e experimentos interativos de Física, Matemática e Biologia, Astronomia 2D (observações do Sol) e laboratório de ótica (oficina com câmara fotográfica de orifício).

Evento integrado da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da USP
De 16 a 20 de outubro de 2012, das 9 às 16 horas