Fatec Taquaritinga cria núcleo de estudos em agricultura 4.0

Iniciativa pretende desenvolver estratégias de negócios e buscar soluções tecnológicas adaptadas às necessidades dos agricultores da Região Central do Estado

23 de agosto de 2023 10:55 am Fatec, Projetos

Núcleo pretende usar tecnologia para aumentar eficiência, produtividade e sustentabilidade do setor agrícola | Foto: rawpixel/Freepik

Sempre em busca de formas de impulsionar o setor agrícola, a Fatec Taquaritinga criou o Núcleo de Estudos e Desenvolvimento em Agricultura 4.0. A novidade vem para suprir a demanda de algumas empresas parceiras que estavam se apresentando para desenvolvimento de projetos agrícolas.

“Passamos a analisar dados de colheita, do mercado, cadeia produtiva, de logística, análises de solo entre outras coisas”, pontua Marcus Rogério de Oliveira, professor de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec e membro dos Núcleos de Estudos e Desenvolvimento de Agricultura 4.0 e de Estudos em Inteligência Artificial.

A agricultura 4.0 é conhecida também como agricultura digital. Esse termo engloba um conjunto de tendências tecnológicas no agronegócio: Agricultura de Precisão, Big Data e Internet das Coisas. “A agricultura 4.0 representa a convergência entre o agronegócio e as tecnologias digitais e visa utilizar a tecnologia para aumentar a eficiência, produtividade e a sustentabilidade do setor agrícola”, comenta Oliveira.

O docente conta que, a unidade já possui parcerias com produtores rurais, associações e cooperativas de agricultores e com empresas do setor. “Já disponibilizamos os serviços do Núcleo para nossos parceiros e nossa expectativa é dar o start em outubro”.

Ele reforça que os primeiros passos foram dados para tirar o projeto do papel. “Sabemos que o produtor rural é cauteloso, por isso nossa estratégia é aplicar a tecnologia de maneira estruturada e pensada. Nesse momento, já temos ideias, estratégias e projetos criados para que nossos alunos participem. Queremos que eles obtenham conhecimento na área e possam se colocar no mercado de trabalho como provedores de soluções”, finaliza.

Compartilhe


Veja também