Fatec Sorocaba está entre as melhores do Brasil, segundo avaliação do MEC

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) Sorocaba ficou entre as melhores do Brasil na avaliação do ensino superior divulgada na segunda-feira, 31 de agosto, pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de Análise e Desenvolvimento de […]

2 de setembro de 2009 10:00 am Fatec

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) Sorocaba ficou entre as melhores do Brasil na avaliação do ensino superior divulgada na segunda-feira, 31 de agosto, pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas conquistou a 25ª melhor nota em um ranking que avaliou 2.001 instituições em todo o País. No Estado de São Paulo, a faculdade ficou em 13º lugar.

A avaliação do MEC é feita com base em um indicador chamado Índice Geral de Cursos (IGC), que considera o desempenho dos universitários no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a qualificação dos professores (número de doutores) e a nota da pós-graduação, entre outros fatores. O índice é utilizado para definir quais instituições devem sofrer fiscalização mais rigorosa ou restrições para a abertura de vagas.

Esta foi a primeira vez que as Fatecs participaram da avaliação, divulgada pelo MEC desde o ano passado – sete delas foram avaliadas. Com 347 pontos, a Fatec de Sorocaba obteve conceito 4, em uma escala de 1 a 5. O curso de Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação da Fatec de Indaiatuba também recebeu conceito 4.

Receberam conceito 3 as Fatecs Americana, Baixada Santista, Ourinhos, São Paulo e Taquaritinga.

“São poucas as faculdades bem colocadas cujo principal tipo de curso oferecido é o tecnológico e não o bacharelado tradicional”, afirma Angelo Luiz Cortelazzo, da Coordenadoria de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza. Outras Fatecs deverão participar da próxima avaliação, que incluirá cursos na área de gestão empresarial.