Fatec Sebrae chega à etapa final de olimpíada de empreendedorismo

Ao usar retalhos que sobram da indústria têxtil, as estudantes criaram uma nova forma de produzir moda, sem poluição e com geração de renda para mulheres periféricas

8 de dezembro de 2023 12:17 pm Fatec

A partir da esquerda, o professor orientador Silveira, e as alunas Ana Cristina, Caroline e Beatriz, criadoras da AnaIná | Foto: Divulgação

Um grupo formado por três estudantes do quinto semestre do curso de Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae chegou à última etapa da décima edição da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) da Universidade Federal de Goiás (UFG), aberta a alunos de graduação e pós-graduação. O resultado será conhecido no sábado (9).

O projeto, batizado AnaIná Moda Sustentável, nasceu quando as jovens cursavam o segundo semestre e pensaram em uma moda acessível, sustentável e atraente. “A Analná surge como uma solução inovadora para enfrentar os desafios ambientais e sociais provocados pela indústria têxtil, um dos principais causadores para a poluição ambiental pelo alto consumo de água, emissão de poluentes, uso de agrotóxicos no cultivo de algodão e descarte inadequado de resíduos têxteis”, resume Sidioney Onézio Silveira, que orientou as estudantes Ana Cristina da Cruz Ferreira, Beatriz Cristina Passos de Siqueira Correia e Caroline Gonçalves Santos.

Moda sustentável e artesanal

Ao usar retalhos da indústria têxtil, a AnaIná foca em todas as etapas do processo: evita a ação poluente da produção e o descarte de tecidos, que vem transformando grandes áreas do planeta em lixões a céu aberto. Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que a cada ano o mundo descarta 50 milhões de toneladas de roupas. “No Brasil, estimativas apontam que 136 mil toneladas de roupas são descartadas incorretamente em aterros sanitários anualmente”, explica Silveira, citando dados da mesma pesquisa.

O impacto social da AnaIná também é evidente: as peças são produzidas artesanalmente por mulheres negras e periféricas. O modelo de negócio gera renda para as mulheres e suas comunidades, em contraponto à exploração recorrente de pessoas flagradas em situação análoga à escravidão.

Empresa com vendas online

O prêmio da OEU contempla duas categorias: Negócio Inovador, para empreendimentos que têm como foco a implantação de um produto ou processo com fins lucrativos; e Negócio de Impacto Socioambiental, para empresas capazes de gerar impacto socioambiental e geração sustentável de resultado financeiro positivo.

Nesta última etapa serão avaliados grau de inovação, modelo de negócio, potencial de mercado, maturidade do MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Viável Mínimo, o produto feito com o mínimo de recursos a fim de testar sua aceitação no mercado) e apresentação do pitch.

“Com a Anainá Moda Sustentável estamos moldando um futuro em que a moda é uma força positiva para o meio ambiente e para a sociedade, com resíduos se transformando em oportunidades e a sustentabilidade e a beleza andando de mãos dadas”, diz o professor.

A empresa das estudantes já está a pleno vapor, participando de feiras e outros eventos, e fazendo vendas online pelo Instagram @ecarollins.