Imagens captadas em tempo real na unidade serão transmitidas ao sistema desenvolvido pela prefeitura que concentra os pontos de monitoramento
Encontro realizado na Fatec discutiu os detalhes para implantação do projeto, que vai beneficiar a comunidade acadêmica l Foto: Divulgação
Visando oferecer mais segurança à comunidade acadêmica, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Antônio Russo, de São Caetano do Sul, inicia neste mês sua integração ao Projeto Câmera de Monitoramento Compartilhado, desenvolvido pela prefeitura local. As imagens captadas em tempo real na unidade passarão a ser transmitidas ao Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências, sistema que concentra os pontos de vigilância da cidade.
Esses equipamentos estão conectados às plataformas de reconhecimento facial e leitura automática de placas veiculares, integrando-se a bancos de dados nacionais, como Muralha Paulista, Alerta Brasil e Córtex, o que potencializa a capacidade de prevenção e resposta a situações de risco. “A integração também reforça a segurança no entorno da unidade e da Escola Técnica Estadual (Etec) Jorge Street, localizada na mesma região”, acrescenta o coordenador da Fatec São Caetano, João Carlos Lopes Fernandes.
Na segunda (8), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação, Pio Mielo, visitou a unidade para discutir os detalhes da implementação do projeto com representantes da Fatec e Etec. O sistema já conta com 510 câmeras em operação, monitoradas em tempo real. Para expandir a rede, a prefeitura deu início ao processo de aquisição de 153 novos equipamentos de última geração, com instalação prevista para o primeiro semestre de 2026.