Fatec São Bernardo representa o CPS na final da Meca Brasil 2023

Projeto de sistema automatizado de reciclagem de óleo de cozinha é finalista de competição educacional realizada pela primeira vez no Brasil pela Mitsubishi Electric

30 de maio de 2023 9:54 am Fatec

A partir da esquerda, orientador Marcelo Griese e estudantes Vítor Hayashi, Vitor Oliveira e Gabriel Cassettari l Foto: Divulgação

Um projeto de alunos do curso superior de tecnologia em Automação Industrial da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Bernardo do Campo, localizada na Região do ABC, está na final da primeira Competição Educacional Meca Brasil 2023, realizada pela Mitsubishi Electric. O concurso já tem edições em países como China, Índia e Tailândia.

Com o tema Soluções inovadoras para automação industrial no Brasil, o desafio tem o objetivo de estimular a criatividade e aplicação prática de estudantes, por meio de projetos inovadores com utilização de produtos e soluções da multinacional de origem japonesa.

Mais de 150 instituições educacionais foram convidadas a participar da primeira etapa da competição, que consistia em apresentar as inovações no formato de projetos. Agora, as 15 equipes finalistas (10 de Ensino Superior e cinco do Técnico) têm cerca de cinco meses para desenvolver um protótipo. Para tanto, os estudantes vão receber conjuntos de produtos da Mitsubishi Electric e sessões de atendimento técnico remotas.

A final da competição, com exposição e avaliação dos protótipos, está prevista para os dias 19 e 20 de outubro.

Finalista

Desenvolvido pelos estudantes Gabriel Cassettari, Vítor Hayashi e Vitor Oliveira, o Sistema automatizado para a reciclagem de óleo de cozinha está entre os 15 projetos finalistas. Trata-se de um mecanismo para transformar os resíduos de fritura em sabão. Os três são os únicos representantes de unidades do Centro Paula Souza (CPS) na Meca Brasil 2023.

“Competições como esta são importantíssimas para o desenvolvimento das habilidades dos nossos alunos”, avalia o orientador do projeto e coordenador do curso de Automação Industrial, Marcelo Griese. “Eles são desafiados a integrar seus conhecimentos teóricos para criar soluções para problemas reais da sociedade.”

Vestibular

Além de Automação Industrial, a Fatec São Bernardo do Campo oferece outras três graduações no processo seletivo para o segundo semestre de 2023: Gestão Empresarial (EaD), Informática para Negócios e Manufatura Avançada.

Quem deseja disputar uma das 18.895 vagas oferecidas pelas Fatecs no Vestibular para o segundo semestre de 2023 ainda tem tempo. As inscrições podem ser feitas até as 15 horas da próxima sexta-feira, 2 de junho, pelo site vestibularfatec.com.br. São 91 opções de cursos superiores de tecnologia em todas as regiões do Estado.