Fatec Santo André desenvolve motores em parceria com a Escola Politécnica da USP

17 de janeiro de 2013 4:00 pm Fatec

Alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Automotiva da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Santo André vão desenvolver um projeto em conjunto com estudantes de mestrado da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) durante o primeiro ano de curso. Até o final de 2013, eles vão concluir um software que gerencie o motor flex de um carro Polo, da Volkswagen.

“No ano passado, trabalhamos em uma Unidade de Controle Eletrônica para motores para carros. Criamos hardware e software para controlar totalmente um motor General Motors 1.8, operado com etanol, montado fora do veículo”, explica Armando Laganá, professor do curso na Fatec e de Engenharia Elétrica da USP.

O objetivo da parceria entre Fatec Santo André e USP é consolidar um grupo de excelência em pesquisa e desenvolvimento na área de Eletrônica Automotiva. A integração com a Poli teve início já na elaboração do currículo do curso. Por isso, o mestrado na USP tem sido uma alternativa para os alunos da Fatec, já escolhida por alguns estudantes. “Os benefícios ocorrem no dia a dia, com no desenvolvimento de kits didáticos para uso em sala de aula e laboratórios, por exemplo”, diz Laganá.

O professor recebeu o Prêmio SAE Brasil 2012, da Society of Automotive Engineers, na categoria Educação, representando o corpo docente da unidade em função da implementação do curso inédito e dos projetos realizados no último ano.