Fatec Registro incentiva participação de alunos em desafio da Huawei

Depois de ver uma equipe chegando muito perto da etapa mundial da competição promovida pela multinacional chinesa, faculdade decidiu estimular jovens a entrar na disputa

28 de abril de 2023 2:22 pm Fatec

Diogo (em primeiro plano), Nayara e Vinícius: provas em inglês e tecnologia nova entre os obstáculos | Foto: Divulgação

O resultado de uma competição acirrada acabou provocando uma mudança na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Registro, implantada há apenas um ano. Em março, três alunos da unidade chegaram muito longe no ICT Competition 2022-2023, torneio criado pala multinacional de tecnologia Huawei em 2015 para estudantes de tecnologia e engenharia. Graças a essa colocação, o coordenador de curso Fred Barbosa, que esteve ao lado do grupo desde antes do início das provas, agora quer formar e fortalecer futuras equipes da Fatec para a disputa. Para isso, as aulas feitas pelos estudantes na plataforma ICT Academy, da Huawei, contarão como cursos extracurriculares. “Me parece justo que a Fatec retribua de alguma forma o esforço e o tempo deles”, conta Fred.

“A ICT Academy oferece cursos de mais de 23 campos de tecnologia, presenciais ou remotos, todos com certificação global”, conta Victor Montenegro, Gerente da Aliança de Talentos e Ecossistema da multinacional chinesa. Na Fatec Registro, para contar como curso extracurricular é preciso que os temas escolhidos pelos jovens estejam nas trilhas Network e Cloud, que fazem parte da competição. Para a terceira trilha, Computing, ainda não há opções de cursos disponíveis na plataforma da empresa.

Trilha nova na competição

No dia 7 de março deste ano, Nayara de Azevedo Leal, Diogo Kawaguchi Rosa e Vinícius da Silva Costa, depois de vencer a etapa nacional, em dezembro, estavam novamente em São Paulo para participar da fase América Latina. E, mais uma vez, o grupo enfrentou uma prova difícil. “O que mais nos assustou foi o tempo de duração: quase seis horas de teste, sendo quatro horas de uma prova prática que não conhecíamos, porque essa foi a primeira vez que a competição teve a trilha Computing. Por isso, não tínhamos muita informação a respeito”, lembra Nayara. Mesmo assim, e tendo que trabalhar com a tecnologia própria da Huawei, Vinícius manteve a tranquilidade. “Muitos assuntos presentes na prova eu vi na Etec e revi no primeiro semestre da Fatec”, lembra.

Vinícius e Diogo estão no segundo semestre do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma, por enquanto o único oferecido na Fatec Registro. Ambos já haviam entrado em outra Instituição de Ensino Superior, mas prestaram o Vestibular da Fatec assim que a unidade chegou à cidade. “A grade da outra faculdade não me agradava muito”, diz Diogo. Nayara, também egressa da Etec, entrou assim que a Fatec foi implantada e hoje está no terceiro semestre.

Inglês fluente

Apenas 13 instituições brasileiras haviam chegado à etapa nacional do ICT Competition 2022-2023, entre entre 97 inscritas. Ao vencerem essa fase, os três alunos do CPS receberam um prêmio em dinheiro, além da certificação.

Desde a rodada nacional, a ICT Competition coloca o aluno diante daquilo que é um obstáculo para muita gente: o exame em inglês. “Vinícius é fluente, e isso foi um ponto positivo para a equipe”, conta Fred Barbosa. “Eles tiveram pouco mais de dois meses para entrar em contato com a tecnologia Huawei”, revela.

O quarto lugar na fase América Latina não garantiu a vaga para a etapa Mundial, tradicionalmente realizada na China. Mas, para os estudantes e para a Fatec, já havia motivos de sobra para celebrar. “A cidade toda comemorou”, conta Robson dos Santos, diretor da unidade. “Esses resultados impactam na motivação de cada um deles, até porque estamos em uma região de poucos recursos. A competição os aproximou de uma realidade de mercado de trabalho que eles nem imaginavam ser possível.”

Processo seletivo

Neste processo seletivo para o segundo semestre de 2023, a Fatec Registro oferece 35 vagas para o curso Desenvolvimento de Software Multiplataforma e 40 vagas para Gestão Empresarial EaD, que começa a ser oferecido agora.

O Vestibular está com inscrições abertas pelo site vestibularfatec.com.br, onde também é possível consultar cursos e vagas oferecidas em cada uma das Fatecs do Estado.