Evento marcou início do projeto ‘Praia Grande Sustentável’, que pretende promover pesquisa, educação e inovação para fortalecer resiliência climática no município
Termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Praia Grande foi assinado em cerimônia realizada no auditório da Fatec l Foto: Divulgação
Na noite de terça-feira (3), foi celebrado um termo de cooperação técnica entre a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Praia Grande e a prefeitura local. Realizada no auditório da unidade, a cerimônia marcou o início do projeto Praia Grande Sustentável, uma parceria voltada à promoção de pesquisas, diagnósticos técnicos, ações educativas e propostas inovadoras para transformar a realidade ambiental do município, com foco na resiliência climática e na melhoria da qualidade de vida da população.
Com duração prevista de 24 meses, o plano de trabalho estabelece metas, como a elaboração de três diagnósticos ambientais, a criação de um banco de dados com indicadores ambientais atualizados trimestralmente e o desenvolvimento de duas propostas sustentáveis aplicáveis à cidade, além de oficinas, campanhas e seminários para engajamento da população.
A Fatec será responsável por conduzir pesquisas científicas, análises laboratoriais e ações de campo, envolvendo diretamente professores e estudantes do curso de Processos Químicos. Já a Prefeitura de Praia Grande fornecerá suporte institucional, dados técnicos e articulação com demais órgãos públicos.
Detecção de poluentes
Como parte das atividades práticas do projeto, será utilizado no município um equipamento portátil de detecção de gases de efeito estufa, que permitirá análise em tempo real de gases como dióxido de carbono (CO₂) e metano (CH₄). A etapa atual do trabalho é conduzida por um grupo de pesquisa da Fatec Praia Grande, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, reforçando o caráter aplicado e colaborativo da iniciativa.
O projeto prevê ainda a implementação de ações como educação ambiental nas escolas, uso de tecnologias como fitorremediação de corpos hídricos e espectroscopia para análise da qualidade do ar, bem como a produção de relatórios técnicos que irão subsidiar políticas públicas baseadas em evidências.
Conhecimento na prática
Estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas também participarão do projeto, sendo responsáveis pela compilação, tratamento e visualização dos dados gerados pelas análises ambientais. As informações serão disponibilizadas por um dashboard interativo, que funcionará como uma ferramenta de apoio à tomada de decisões da Secretaria de Meio Ambiente.
“A parceria unirá gestão pública com ciência, informação, dados reais e jovens com vontade de aplicar conhecimento, para construir juntos um futuro mais sustentável, inteligente e com qualidade de vida para todos”, salienta a professora Fernanda de Mendonça Macedo, coordenadora do projeto.
Para o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Valdir Pereira Ramos Filho, a iniciativa trará maior precisão para aplicação e consolidação de políticas públicas, pois terá o suporte da ciência. Já o prefeito Alberto Mourão reforçou o papel de instituições como as Fatecs: “O Ensino Superior público tem o compromisso de pensar as questões da cidade e esta sinergia com a administração municipal deve ser cada vez mais fortalecida”.
Venha estudar nas Fatecs
As inscrições para o Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2025 estão abertas até sexta-feira (6), às 15 horas, pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br. O processo seletivo oferece 12.550 vagas distribuídas por todo Estado. Outras 7.470 vagas estão reservadas para os candidatos do Provão Paulista. No total, são 20.020 vagas para a formação gratuita de nível superior.