Fatec Piracicaba produz cerveja artesanal

Professores da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Piracicaba descobriram novo uso para um equipamento de produção de etanol: fabricar cerveja artesanal e cachaça. Utilizando a capacidade da máquina de fermentar a levedura – técnica utilizada para a […]

20 de abril de 2012 10:00 am Fatec

Equipamento produz bebidas fermentadas, cerveja e cachaça, e etanol. / Fotos: Arquivo Fatec Piracicaba

Professores da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Piracicaba descobriram novo uso para um equipamento de produção de etanol: fabricar cerveja artesanal e cachaça. Utilizando a capacidade da máquina de fermentar a levedura – técnica utilizada para a produção de etanol-, os professores do curso de Tecnologia em Biocombustíveis Alessandro Orelli, Daniela do Nascimento e Márcia Harder experimentam a produção das bebidas com a participação dos alunos da faculdade. O objetivo é aprimorar as habilidades dos estudantes a partir do desenvolvimento de novos sabores e aromas do produto.

O projeto inspirou-se no crescimento do mercado de cervejas artesanais no Brasil. Segundo a Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA), o público interessa-se cada vez mais por novos sabores da bebida e há pelo menos cinco anos não são desenvolvidos diferenciais do produto. A cerveja artesanal é feita a partir de leveduras selecionadas, cultivadas in vitro. De acordo com a modificação de diferentes culturas e formulações, chega-se a cervejas de sabores mais ou menos frutados.

De acordo com a Daniela Nascimento, professora de Biotecnologia, experimentar a produção artesanal traz informações relevantes para o processo de fermentação como um todo, seja para a produção de vinho, cachaça ou etanol combustível. “Para as bebidas, o controle das leveduras deve ser ainda maior do que para a produção de etanol.”

Alguns trabalhos de graduação já estão sendo desenvolvidos pela turma de tecnologia em Biocombustíveis. Em aulas práticas, os alunos já estão em contato com a produção de bebidas. Estudantes do curso de Tecnologia em Agroindústria, que teve início neste semestre, também terão contato com a demonstração de cerveja artesanal. O experimento apresenta aos alunos mais um nicho de trabalho em Agroindústria, ou seja, mais um caminho da profissão.