Fatec oferece curso inédito em parceria com a Siemens


16 de julho de 2020

Compartilhe!

Unidade é uma das 73 Faculdades de Tecnologia do Estado que oferecem vagas no Vestibular para o segundo semestre l Foto: Divulgação

Unidade é uma das 73 Faculdades de Tecnologia do Estado que oferecem vagas no Vestibular para o segundo semestre l Foto: Divulgação

Uma das novidades do Vestibular para o segundo semestre de 2020 das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), o curso superior tecnológico de Sistemas Embarcados está com 40 vagas abertas no período da manhã, em Jundiaí. As inscrições para o processo seletivo vão até 22 de julho, exclusivamente pelo site vestibularfatec.com.br – no último dia o prazo termina às 15 horas.

Na quarta-feira (15), em encontro virtual ao vivo, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; o gestor da Unidade de Desenvolvimento da prefeitura da cidade, Messias Mercadante; o CEO da Siemens Brasil, Sergio Jacobsen; o coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Ferreira Alves; o diretor da Fatec Jundiaí, Francesco Bordignon; e o coordenador do curso na Fatec, Cláudio Oliveira participaram da apresentação oficial da mais nova graduação oferecida pelas Fatecs.

A Siemens foi parceira na elaboração do conteúdo e capacitação de professores. Além disso, estudantes poderão aplicar os conhecimentos e conceitos aprendidos no curso em projetos reais desenvolvidos dentro do conglomerado industrial alemão. “Um grande diferencial dessa nova opção de formação superior é a possibilidade de testar a competência dos nossos alunos diante das exigências reais do setor produtivo”, ressalta Cláudio Oliveira.

No imaginário de boa parte das pessoas, Sistemas Embarcados pode remeter à ideia de carros sem motorista ou aviões pilotados a distância. Mas a graduação inédita aborda conhecimentos e habilidades de diversas áreas e aplicabilidades, dos mais sofisticados processos de produção que envolvam pouca interferência humana (indústria 4.0, robótica e IoT – sigla em inglês para internet das coisas) até funcionalidades muito mais próximas do cotidiano (automação residencial e predial).

“O tecnólogo em Sistemas Embarcados tem possibilidades profissionais ilimitadas, uma vez que praticamente tudo está sendo automatizado, desde procedimentos domésticos até os mais sofisticados processos de fabricação mecânica”, avalia o coordenador do curso. “Ele pode trabalhar automatizando equipamentos de segurança em casas, por exemplo, ou toda a colheita de uma propriedade rural de grande porte.”

O Guia das profissões tecnológicas traz mais informações sobre Sistemas Embarcados e demais 80 cursos superiores tecnológicos oferecido pelas Fatecs.

Vestibular – 2º semestre de 2020

O Vestibular das Fatecs oferece um total de 15,8 mil vagas para cursos de graduação tecnológica em todas as regiões do Estado. A taxa integral da inscrição é de R$ 39, valor 44% inferior à do primeiro semestre de 2020. Neste segundo semestre de 2020, o Vestibular para os 81 cursos superiores tecnológicos gratuitos se dará por análise de histórico escolar, sem prova presencial ou online.

Serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da terceira série do Ensino Médio. Candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidade semelhante podem apresentar notas referentes ao segundo termo deste ciclo, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do Ensino Médio.

A mudança do critério de seleção se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia. A previsão é de que as aulas comecem de forma remota (online), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível o retorno das atividades presenciais.

Mais novidades

5 Fatecs vão implantar turmas de cursos oferecidos em outras unidades:
– Fatec Adamantina – Ciência de Dados (40 vagas, noite);
– Fatec Itaquera (Capital) – Manutenção Industrial (40 vagas, manhã);
– Fatec Santana de Parnaíba – Ciência de Dados (40 vagas, noite);
– Fatec São Bernardo do Campo – Manufatura Avançada (40 vagas, noite);
– Fatec Sorocaba – Gestão da Qualidade (40 vagas, manhã).

Inscrições

O candidato que quiser disputar uma vaga do Vestibular precisa ter terminado ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 39. O valor deve ser pago até 22 de julho, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site www.vestibularfatec.com.br.

No ato da inscrição é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda opção: o mesmo curso (presencial) de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial) de primeira opção oferecido em qualquer período de outra Fatec.

Confira todos os detalhes no Manual do Candidato, que está disponível no site do processo seletivo.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Etecs e das Fatecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus. Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou em www.vestibularfatec.com.br.

Veja Também