Fatec de Jaú recebe Simpósio de Inovação em Florestas Nativas

Encontro tem como objetivo analisar o uso de ‘Reserva Legal’ como modelo de floresta multifuncional para exploração de espécies nativas; inscrições devem ser realizadas pela internet até 19 de setembro

14 de setembro de 2023 3:25 pm Fatec

Estudantes da Fatec Jahu coletam informações de espécies nativas, em campo de pesquisa experimental | Foto: Jozrael Rezende

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio de Inovação e Tecnologia em Florestas Nativas, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Jaú, que será realizado dia 20. O cadastro é gratuito e deve ser feito pela internet, até a próxima terça-feira (19). Com o tema “Florestas multifuncionais e restauração de paisagens”, o evento apresenta resultados de estudos práticos em áreas ambientais e discute o uso de ‘Reserva Legal’ como modelo de floresta para exploração de espécies nativas e o melhoramento genético de espécies madeireiras.

Podem participar estudantes, pesquisadores, gestores de pastas públicas ligadas a áreas ambientais e agrícolas, produtores rurais e demais entusiastas do tema. A programação, que conta com palestras e visitas de campo, faz parte da pesquisa ‘Sistemas florestais multifuncionais e integrados para a sustentabilidade da paisagem rural no Estado de São Paulo’.

Chegando ao terceiro ano, o estudo busca maneiras de fazer o plantio de florestas com vegetação nativa e utilizar essa área verde de forma sustentável. “Vamos avaliar a viabilidade dos modelos propostos, tanto do ponto de vista ambiental, quanto na questão econômica”, explica o organizador da iniciativa e professor do curso superior de tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jozrael Henriques Rezende.

De acordo com Rezende, o assunto é pouco explorado, apesar de ser uma importante estratégia para a conservação do meio ambiente e mais uma opção de renda para quem implementa a técnica. “A ideia é mostrar que as florestas multifuncionais são possíveis, desde que haja parcerias e investimentos para que sejam colocadas em prática”.

Confira a programação detalhada do evento do dia 20:

• 9h15 às 10h: palestra – “Reserva Legal com espécies de potencial não madeireiro dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado – Prof. Dr. Jozrael Henriques Rezende, FATEC JAHU
  • 10h às 10h45: palestra – “Recursos Genéticos Florestais” – Prof. Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas – Pesquisador do Instituto de Pesquisas Ambientais, IPA/SEMIL
  • 11h às 11h45: palestra – “Programa Refloresta SP” – Engº. Agrº. José Murilo Martin Nano Diretor do Centro Técnico VI da Coordenadoria de Fiscalização, CFB/SEMIL.
  • 12h às 12h30: visita de campo ao “Arboreto da Fatec Jahu”
  • 14h30 às 16h: visita de campo aos plantios experimentais de espécies nativas no Núcleo Regional de Pesquisa do Instituto Agronômico (NRP IAC/Jaú).

III Simpósio de Inovação e Tecnologia em Florestas Nativas 2023

Data: 20 de setembro
Horário: das 9h às 16h30
Local: Fatec Jahu – R. Frei Galvão – Jardim Pedro Ometto