Fatec Jaboticabal cria soluções para problemas regionais

Alunos dos cursos de Biocombustíveis e Gestão Ambiental têm projetos para reduzir o volume de resíduos na produção de cerveja e etanol; outra proposta é voltada a facilitar o troco no comércio

31 de julho de 2019 11:54 am Fatec

Turma do curso de Biocombustíveis venceu o Desafio Nilo de Stéfani com o projeto de cerveja em pastilha | Foto: Divulgação

Desafiados a apresentar propostas para resolver problemas da região, estudantes dos cursos superiores tecnológicos de Bicombustíveis e Gestão Ambiental, da Faculdade de Tecnologia Estado (Fatec) Jaboticabal, participaram do Desafio Nilo de Stefáni Inovação com trabalhos criativos. Já pensou em tomar cerveja em formato de pastilhas efervescentes que podem ser guardadas no bolso? Ou conhecer uma tecnologia capaz de reduzir a poluição gerada por usinas de etanol? Outra invenção dessa turma foi um aplicativo para facilitar o troco no comércio e ainda gerar economia para os clientes. Esses três projetos venceram a competição e seus autores foram convidados a participar da Escola de Inovadores, no segundo semestre, para aprimorar seus trabalhos.

Cerveja em pastilha

Preocupados com o alto potencial poluidor da indústria cervejeira, alunos da Fatec de Jaboticabal se mobilizaram para encontrar alternativas para a embalagem do produto. A solução criada pela turma mudou até o estado da cerveja que, ao invés de líquida, foi apresentada como uma bebida em pastilha, solúvel em água. Pela originalidade e benefícios, esse projeto conquistou o primeiro lugar no Desafio Nilo de Stéfani Inovação.

No pitch, os estudantes do curso de Biocombustíveis argumentaram que essa versão traz vantagens econômicas, como logística mais eficiente, economia no transporte e mobilidade. No item logística, eles destacaram a facilidade do manuseio, armazenamento e redução de perdas que eram elevadas por conta das embalagens de vidro, alumínio e pela dificuldade de reutilização. Outro apelo significativo da novidade é a sua característica de mobilidade. Afinal, ficará bem mais fácil apreciar uma cerveja na praia, por exemplo.

Os alunos Sandra Castro da Silva, Marcio Roberto Mengue, Thiago José Soares e Michel de Santi Caraça são os autores do trabalho e tiveram mentoria do professor Leonardo Lucas Madaleno.

Etanol mais limpo (Enzimas inibidoras de espuma)

O segundo lugar da competição ficou com o trabalho que promete diminuir a poluição. A ideia do grupo foi criar uma tecnologia capaz de reduzir a espuma que surge durante o processo de fermentação e produção de etanol. A região de Jaboticabal e Ribeirão Preto, que concentra o maior polo de usinas de etanol do País, como São Martinho, Santa Adélia e São Francisco, sofre com esse tipo de resíduo que, além do alto potencial poluidor, compromete também a qualidade do produto.

A solução apresentada pelos jovens foi o uso de substâncias orgânicas para catalisar os resíduos da fermentação do etanol (espuma) tornando-os biodegradáveis. A implementação do projeto prevê o aumento da rentabilidade, além da redução do uso de dispersantes químicos na produção, da contaminação e da emissão de gás carbônico.

Os autores são os estudante Leonardo de Moraes Raimundo, Renan Sapelão de Cayres, Alex Fagundes de Oliveira e Rafael de Souza Akasaka com orientação da professora Claudia Kazumi Fujita.

Troque seu troco

O projeto, vencedor do terceiro lugar, sugere a criação de um aplicativo de celular para facilitar o troco no comércio da região. Para encontrar a solução para o problema que afeta tanto o comerciante quanto o cliente, a turma sugeriu a criação de um app que reúna informações sobre lojas, serviços e promoções que façam parte dessa plataforma eletrônica. À medida que as compras forem feitas, nos pontos de venda participantes, com notas de menor valor ou moedas, o usuário acumula pontos que poderão ser trocados por outros produtos.

A ideia é dos alunos Laercio Nei de Oliveira, Michele Célico da Silva, Ronaldo Alves de Souza e Caroline Beatriz de Araujo Souza com mentoria da professora Rita de Cássia Vieira Macri.

Realizado semestralmente pela Fatec Jaboticabal, o Desafio Nilo De Stéfani visa estimular a capacidade dos estudantes de desenvolver inovações relacionadas aos cursos tecnológicos oferecidos na unidade – Biocombustíveis e Gestão Ambiental.

Para o diretor Leonardo Madaleno, o comprometimento dos professores de projetos interdisciplinares e o engajamento dos estudantes foram imprescindíveis para o sucesso da competição. “Ver a criatividade dos nossos alunos é muito gratificante e isso levou o último Desafio a apresentar um salto qualitativo impressionante”, avalia.