Fatec Itaquera promove Encontro do Programa de Iniciação à Pesquisa Acadêmica

As inscrições para o 1º Encontro do Programa de Iniciação à Pesquisa Acadêmica para Graduados (Epipag), organizado pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itaquera, localizada na zona leste da Capital, vão até o dia […]

6 de abril de 2017 5:01 pm Institucional

Crédito: Gastão Guedes | Programado para o dia 29 de abril, evento vai apresentar resultado de vários projetos acadêmicos desenvolvidos pelos participantes do programa

As inscrições para o 1º Encontro do Programa de Iniciação à Pesquisa Acadêmica para Graduados (Epipag), organizado pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itaquera, localizada na zona leste da Capital, vão até o dia 14, exclusivamente pelo site. São oferecidas 50 vagas para os interessados em assistir às palestras, com certificado para quem participar dos períodos da tarde e noite, totalizando seis horas.

Programado para o dia 29 de abril, o evento vai contar com apresentação dos resultados de vários projetos acadêmicos desenvolvidos pelos participantes do programa, um projeto de iniciação científica para quem já terminou a graduação.

A ideia surgiu da necessidade de compartilhar as descobertas dos alunos do Programa de Iniciação à Pesquisa Acadêmica para Graduados (Pipag) à comunidade escolar e também às pessoas em geral. “A resposta do público frente à apresentação dá acesso a uma visão de fora, o que é muito positivo para o pesquisador”, comenta o coordenador e orientador do projeto, Rodrigo Moura Lima de Aragão.

Atividades

A programação do evento inclui 11 apresentações de resultados de projetos de pesquisa de participantes do Pipag e um trabalho de iniciação científica de um aluno do curso superior tecnológico de Refrigeração, Ventilação e Ar-Condicionado da Fatec Itaquera. Os temas abordados são variados, nas áreas de Educação, Administração, História, Psicologia e Metodologia Científica.

Além dos seminários haverá uma conferência com o tema: A Importância da Leitura para a Realização de uma Pesquisa, que será ministrada pelo doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), Humberto Lima de Aragão Filho. E uma mesa-redonda abordando as oportunidades e os desafios de se realizar uma pesquisa científica no Brasil.

A programação completa está disponível na internet.