Fatec Itapetininga cria dispositivo capaz de alertar sobre acidentes de trânsito

Alunos da  Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Itapetininga desenvolveram um sistema capaz de alertar a polícia rodoviária, os bombeiros, as concessionárias de rodovias e até familiares em caso de acidente de trânsito. Depois de […]

31 de outubro de 2013 10:31 am Fatec

Alunos da  Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Itapetininga desenvolveram um sistema capaz de alertar a polícia rodoviária, os bombeiros, as concessionárias de rodovias e até familiares em caso de acidente de trânsito. Depois de serem premiados pela iniciativa, os estudantes tentam transformar o projeto em negócio.

Os estudantes começaram a trabalhar a ideia no 1º semestre do curso de graduação tecnológica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), no início deste ano. Trata-se de um dispositivo que, instalado no computador de bordo do automóvel, é acionado da mesma forma que o air bag. O mecanismo pode enviar um alerta para mais de um local, informando o acidente.

Em outubro, o projeto, chamado de Serviço de alerta de acidentes veiculares via satélite (SPARA), ficou em 1.º lugar no Prêmio Estudantil de T.I no Congresso SAE Brasil. A premiação foi entregue no Expo Center Norte, em São Paulo.

Não foi esta a motivação do grupo, mas, curiosamente, um dos alunos sofreu um acidente pouco antes de o projeto começar a se desenhar, e enfrentou dificuldades com o socorro. Giuliano Augusto Zacarias bateu de frente com um caminhão em uma vicinal que liga Guapiara a Apiaí. A pista, conta o jovem, estava cheia de óleo e garoava no momento do acidente. “Fiquei preso no carro e não sabia se a fumaça que saía do motor era água, gasolina ou fogo”, relata. “Deu desespero.”

Felizmente, Giuliano não se machucou – embora tenha esperado mais de 9 horas para ir a um hospital – e concordou de imediato quando Danilo Queiroz sugeriu o desenvolvimento do dispositivo. Além dos dois, Carlos Ferreira Neto integra o grupo. Eles foram orientados pelo professor de Cálculo Marcelo Silvério e tiveram o apoio do professor de Arquitetura de Computadores Rodrigo Diniz.

Silvério diz que agora começa a etapa da venda da ideia, para transformar o projeto em negócio. “Eles estão atrás disso e bastante esperançosos.”