Fatec de Pinda capacita funcionários da Estrada de Ferro Campos do Jordão

A Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) de Pindamonhangaba formou no início deste ano a primeira turma dos cursos de capacitação dos funcionários da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). Ministradas por professores da unidade, […]

28 de março de 2014 3:28 pm Institucional

A Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) de Pindamonhangaba formou no início deste ano a primeira turma dos cursos de capacitação dos funcionários da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). Ministradas por professores da unidade, as aulas de Fundamentos do AutoCad contaram com a participação da equipe da área de projetos e manutenção da companhia.

De acordo com a diretora da Fatec de Pindamonhangaba, Cristina Elisei, a capacitação é resultado de um termo de cooperação que tem como objetivo fortalecer o turismo da região. “A Estrada de Ferro é um dos principais encantos do Circuito da Mantiqueira e a capacitação de seus funcionários é uma grande oportunidade para aperfeiçoar os métodos de trabalho”, explica.

Centenário

Conhecida pelo seu trajeto turístico de 47 quilômetros na Serra da Mantiqueira, a Estrada de Ferro comemora 100 anos em 2014. Dentre seus atrativos estão antigas locomotivas, restauradas sob a supervisão dos funcionários do setor de projetos, responsáveis pelos desenhos das peças. Com a capacitação, a partir de agora, eles poderão desenvolver seus modelos com o uso da ferramenta eletrônica.

A parceria também prevê a realização de outros cursos rápidos de 40 horas para os servidores. A partir de abril, terão início aulas de Introdução à Soldagem e de Empreendedorismo. O curso na área de gestão será específico para o setor de recursos humanos.

Para o diretor ferroviário da EFCJ, Ayrton Camargo e Silva, a parceria com a Fatec é uma atividade de grande significado para os funcionários. “Eles passam a contar com uma das mais respeitadas instituições de ensino do País em sua capacitação”, destaca.

Além dos cursos, está sendo desenvolvido por um aluno do 5º semestre de tecnologia em Processos Metalúrgicos um projeto para criar um tipo de solda capaz de reduzir o ruído nos trilhos dos trens.

Sobre a Fatec de Pindamonhangaba

Criada em 2006, a Fatec de Pindamonhangaba está localizada no bairro de Água Preta e conta atualmente com mais de 1.100 alunos, nos cursos superiores tecnológicos de Manutenção Industrial; Mecânica: Processos de Soldagem; Processos Metalúrgicos e Projetos Mecânicos. Para o segundo semestre de 2014, estão sendo oferecidas 200 vagas distribuídas nessas modalidades e também mais 40 vagas no curso a distância de Gestão Empresarial.