Fatec Carapicuíba informatiza bibliotecas públicas

Alunos do curso de Análise de Sistemas e Tecnologias da Informação, da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Carapicuíba, informatizaram bibliotecas públicas do município. Para isso adaptaram às necessidades específicas dessas bibliotecas o software gratuito Biblivre, desenvolvido […]

8 de julho de 2009 4:24 pm Fatec

Alunos do curso de Análise de Sistemas e Tecnologias da Informação, da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Carapicuíba, informatizaram bibliotecas públicas do município. Para isso adaptaram às necessidades específicas dessas bibliotecas o software gratuito Biblivre, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para catalogar material, fazer pesquisa do acervo, controlar a consulta, a circulação e a reserva de livros, efetuar o empréstimo e a devolução de exemplares.

“As informações técnicas disponíveis sobre o software eram muito sucintas, só quem é da área entendia”, diz a professora Magali Rossi, que orientou a turma. Então os estudantes elaboraram três manuais em linguagem acessível: para o usuário, para aqueles que vão fazer instalação (com um passo a passo) e para o treinamento de bibliotecários.

Os estudantes ajudaram em todas as etapas do processo. Até arrumaram bibliotecas: algumas tinham livros dispostos em caixas. Depois fizeram a preparação física dos computadores, com limpeza e avaliação da capacidade de processamento e memória, para receber o sistema operacional Linux (também aberto e gratuito), personalizado para o uso específico das bibliotecas. Por fim, o programa Biblivre foi adaptado para as escolas e os funcionários receberam treinamento.

As bibliotecas públicas informatizadas pela Fatec Carapicuíba são:

• EE Gov Andre Franco Montoro
  • EE Josué Mattos de Aguiar