Fatec Botucatu integra Laboratório de Realidade Virtual do Parque Tecnológico

Espaço inaugurado no Parque Tecnológico de Botucatu conta com três estações de trabalho com equipamentos de alta tecnologia de visualização 3-D, animação e convergência digital; Fatec faz parte do comitê técnico que fará a gestão do laboratório

22 de janeiro de 2018 6:09 pm Fatec, Institucional

Equipe da Fatec Botucatu e do Parque Tecnológico durante a inauguração do Laboratório de Realidade Virtual | Foto: Daniela Fioretto

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Botucatu faz parte do comitê técnico responsável pela gestão do novo Laboratório de Realidade Virtual (LabRV) do Parque Tecnológico do município. O espaço conta com três estações de trabalho com equipamentos de alta tecnologia de visualização 3-D, animação, convergência digital e áreas correlatas. O laboratório foi inaugurado na última sexta-feira, 19, com o objetivo de estimular a pesquisa, o desenvolvimento e a formação de alunos com foco na criação de soluções inovadoras.

O LabRV é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Botucatu e o Governo do Estado. O projeto teve a colaboração de uma empresa de Botucatu especializada na área de desenvolvimento de jogos virtuais.

Potencial tecnológico

O diretor da Fatec Botucatu, Celso Fernandes Joaquim Júnior, destaca que o local contará com a participação de alunos e professores no desenvolvimento de projetos em realidade virtual e aumentada em áreas ligadas à radiologia, agronegócio e logística. “O laboratório vai nos permitir estreitar relações com o parque tecnológico, potencializar pesquisas de estudantes e aprimorar nossa interface com o mercado, na medida em que o local atrairá empresas que atuam com realidade virtual”, afirma.

“Com este tipo de tecnologia é possível provocar situações muito próximas da realidade, como simular alguma atividade profissional ou, mesmo, apreciar virtualmente obras de museus espalhados pelo mundo, como o Louvre”, explica o diretor-executivo do Parque Tecnológico de Botucatu, Carlos Alberto Costa.

Os interessados em utilizar o LabRV devem entrar em contato com a Associação Parque Tecnológico Botucatu pelo telefone (14) 3813-3629 ou pelo e-mail contato@parquebtu.org.br.

Compartilhe


Veja também