Fatec Araçatuba ensina lógica para crianças com a ajuda de games

Crianças do município de Araçatuba, no interior paulista, tiveram uma experiência diferente nessas férias com a ajuda da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec). Na sala de informática, elas foram apresentadas à lógica por meio […]

14 de julho de 2016 5:01 pm Institucional

Crédito: Divulgação | O professor Ronnie Rillo comandou as atividades

Crianças do município de Araçatuba, no interior paulista, tiveram uma experiência diferente nessas férias com a ajuda da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec). Na sala de informática, elas foram apresentadas à lógica por meio de jogos de computador. O projeto teve duração de uma semana e beneficiou 22 crianças de 6 a 10 anos. Além da prática educativa, os participantes também ganharam lanches, brindes e um certificado.

Durante todo o período, os pequenos tiveram de descobrir como ultrapassar fases nos joguinhos. O aumento do grau de dificuldade e a competitividade entre eles estimularam o desenvolvimento lógico. “Foi um sucesso. Eles são rápidos e ficam muito motivados em solucionar os desafios. Também observamos uma grande interação e iniciativa de ajudar os colegas”, comemora Ronnie Rillo, autor do projeto. “Esta já é uma tendência em escolas de outros países, preocupadas em ensinar lógica. Como professor da área, percebo a dificuldade que as pessoas têm nesse quesito.”

Todas as atividades, realizadas na própria Fatec, foram mediadas por sete voluntários, entre eles os criadores do curso: Rillo e o aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas João Carlos de Brito. Além deles, outros estudantes da área de informática e graduandos em pedagogia de outra instituição de ensino acompanharam o programa.

Novas metodologias

O projeto-piloto deu certo e vai ser repetido nas próximas férias. Antes disso, porém, a Fatec pretende usar essa experiência de outras formas dentro do contexto acadêmico, com a capacitação de profissionais de ensino para o uso de games como ferramenta de aprendizagem. Isso deve ocorrer já no segundo semestre de 2016. “Estamos pensando em um treinamento de algumas horas para outros professores usarem os jogos em sala de aula”, conta Rillo.

A Fatec Araçatuba oferece os cursos superiores de tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biocombustíveis e Gestão Empresarial – EaD.

Fatec Araçatuba ensina lógica para crianças com a ajuda de games