Fatec Araçatuba busca despertar interesse de estudantes pela Química

Por que não se deve abrir a porta do forno durante o cozimento de um bolo? O que faz com que um pano aquecido com água facilite a abertura de um vidro de azeitonas? Professores […]

11 de setembro de 2013 12:29 pm Institucional

Estudantes da Escola Estadual Altina Sampaio realizam experimentos durante aula. / Divulgação.

Por que não se deve abrir a porta do forno durante o cozimento de um bolo? O que faz com que um pano aquecido com água facilite a abertura de um vidro de azeitonas?
Professores da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Araçatuba resolveram tentar mudar a imagem que os estudantes têm das aulas de Química respondendo a perguntas como essas. O projeto Química no Cotidiano leva experimentos a escolas públicas da cidade, especialmente para alunos de Ensino Médio. Nesta terça, dia 10, foi a vez da Escola Estadual Altina Sampaio.

As aulas já têm três versões. Se os experimentos são sobre Práticas Fermentativas, os estudantes descobrem que, ao abrir a porta do forno, o bolo só não perde o ponto se a reação entre o bicarbonato e os ácidos do fermento tiver sido concluída. “Caso contrário, o CO2 que se forma sai e o bolo murcha”, explica o professor Hildo Costa de Sena, coordenador do projeto. Eles entendem também por que as mães e avós colocavam uma bolinha de massa de pão em um copo de água e qual a utilidade de enrolar o pão em um pano antes de assá-lo.

A aula de Identificação de Elementos mostra como diferentes substâncias químicas mudam a cor de uma chama. O magnésio, por exemplo, gera muita luz e era usado em flashes de máquinas fotográficas antigas, daquelas que tinham uma espécie de cortininha na parte traseira. “O magnésio provocava aquela pequena explosão, que deixava uma fumacinha”, conta Sena.

Em Densimetria e Expansão Térmica, aula ainda inédita, fica demonstrado por que usar um pano de prato aquecido com água ajuda a abrir um vidro de conserva. Isso ocorre pelo fato de o metal sofrer dilatação na presença de calor. Portanto, a tampa se expande e sai mais facilmente.

Sena não sabe dizer se os alunos se apaixonam por Química, mas tem certeza de que as aulas despertam interesse. Um dos indicadores é o fato de nunca terminarem no horário. “Já tivemos duas, três turmas de uma mesma escola, o que mostra que alunos e professores gostam”, afirma. “Os estudantes perguntam se podem voltar toda semana.”

O projeto, quase sempre, é realizado nas instalações da Fatec, mas pode ser levado às escolas, como ocorreu nesta terça. Química no Cotidiano vem sendo desenvolvido desde o primeiro semestre de 2012 e, além de mostrar aplicações simples da disciplina, acaba apresentando a Fatec a possíveis alunos.

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