FalaTec: quinto podcast do CPS aborda mobilidade urbana

Programa debate obstáculos e possíveis soluções para facilitar o fluxo de pessoas em grandes cidades com professora do curso superior tecnológico de Transporte Terrestre da Fatec Tatuapé

13 de novembro de 2018 3:16 pm Fatec

Trânsito de São Paulo visto da Fatec Tatuapé, que oferece o curso de Transporte Terrestre | Crédito: Leonardo Tote

Está no ar o quinto episódio do FalaTec, podcast dedicado a discutir atualidades, inovação e tecnologia. Nesta edição, o apresentador Leonardo Tote recebe Flávia Ulian, professora do curso de Tecnologia em Transporte Terrestre da Fatec Tatuapé e doutora em Geografia Humana, para falar sobre mobilidade urbana.

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, divulgada no segundo semestre de 2018, o paulistano passa, em média, 40 dias do ano no trânsito, ou seja, 2 horas e 43 minutos por dia, para realizar seus deslocamentos pela cidade. Entre os problemas apontados, está o crescente número de veículos nas ruas, muitas vezes ocupados por uma única pessoa, piorando as condições de trânsito e de locomoção, principalmente nas regiões que concentram a maior parte dos serviços e empregos.

No programa, é discutido o aumento da dificuldade de transporte em grandes cidades, a cultura “rodoviarista” do brasileiro, as possíveis soluções para o problema e o que é abordado no curso superior tecnológico de Transporte Terrestre da Fatec.

O podcast já está disponível para streaming e download na internet e também no Spotify. As quatro primeiras edições trataram da questão do plástico no meio ambiente, do mercado de games no Brasil e da gourmetização de alimentos, respectivamente, e também podem ser ouvidas nessas plataformas.

FalaTec

A série de dez podcasts traz semanalmente conversas com especialistas que atuam como docentes ou coordenadores à frente de equipes e disciplinas dos cursos técnicos das Escolas Técnicas (Etecs) e superiores tecnológicos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, em um bate-papo descontraído e cheio de informação.

Compartilhe


Veja também