Filtro de Daltonismo

Ex-alunos voltam ao CPS como professores para inspirar novas gerações

Neste 11 de agosto, Dia do Estudante, educadores relembram suas trajetórias e destacam como formação no CPS ajudou a impulsionar a carreira acadêmica

12 de agosto de 2025 6:08 am Fatec

Luciana Spigolon volta ao CPS para retribuir o que aprendeu com professores que despertam nela o desejo de ensinar l Foto: Divulgação

Celebrado nesta segunda-feira (11), o Dia do Estudante é uma oportunidade para reconhecer os alunos que estão em sala de aula e também aqueles que voltaram às unidades do Centro Paula Souza (CPS) como professores.

Carlos Alberto Paiva é um exemplo. Aos 38 anos, decidiu retomar os estudos na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba, formando-se em Jogos Digitais. “Platinei o curso”, brinca, usando uma expressão do universo gamer para indicar que concluiu todas as disciplinas com alto desempenho. Obteve, ainda, uma segunda graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na mesma unidade.

O contato com professores que marcaram sua formação, neste período, reacendeu um sonho de infância: lecionar. “Sempre quis ser professor, mas a vida me levou por outros caminhos. Depois que meus filhos cresceram, pude retomar esse plano”, conta. Em 2015, começou a dar aulas na Fatec Carapicuíba como professor temporário, até assumir a coordenação do curso de Jogos Digitais.

Carlos faz questão de reconhecer quem o inspirou. Ele cita a seriedade e o entusiasmo da professora Sílvia Farani, a dedicação de Vanessa Lopes e a parceria com Álvaro Gabriele, atual coordenador de Jogos Digitais. “Mais que inspirações, são pessoas que ajudaram a construir esse caminho com exemplo e acolhimento”, afirma.

Desejo de compartilhar

Luciana Maria Gasparelo Spigolon é outro caso de quem retornou ao CPS para compartilhar conhecimento. Formada em Logística pela Fatec Jahu, a ex-aluna tornou-se professora do curso de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec Ribeirão Preto. A professora destaca como a convivência com outros educadores inspiradores foi fundamental na sua caminhada. “As aulas, a dedicação e o entusiasmo dos docentes da Fatec despertaram em mim o desejo de ensinar e fazer a diferença na formação de outros profissionais”, salienta.

Prática profissional e acadêmica

Professor no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Praia Grande, Leonardo Villani também trilhou o caminho como aluno do CPS. Formado em 2008, no curso de Informática para Gestão de Negócios, na mesma unidade, destacou-se por seu desempenho acadêmico, recebendo um certificado de mérito ao final da graduação. No período, conciliou os estudos com estágios no centro de informática e, posteriormente, na prefeitura local. 

A relação com o ensino começou ainda antes de se graduar. Lecionou em cursos de verão e de informática. A experiência o fez considerar mais seriamente a carreira acadêmica, inspirado por outros professores. “Tive contato com docentes que estavam no mestrado e no doutorado. Lembro das conversas com meu orientador Nilson Carlos Duarte da Silva, que me explicou como começar a pós-graduação como ouvinte, depois como aluno especial e, por fim, como estudante regular. Isso me ajudou muito”, recorda. 

Leonardo concluiu o mestrado, iniciou o doutorado e hoje concilia a docência com sua atuação profissional em instituições financeiras. Para ele, ex-alunos do CPS que retornam como docentes agregam uma perspectiva importante para o ensino tecnológico. “A formação da Fatec prepara para o mercado. É fundamental que o professor também tenha essa vivência. O foco é formar profissionais prontos para os desafios reais. Fico feliz por poder levar essa experiência profissional para dentro da sala de aula”, conclui.

Compartilhe


Veja também